10/09/2025 - 6:00
Habemus GLC EQ, pelo menos em fase de apresentação. A linhagem de modelos totalmente elétricos da Mercedes ficou marcada por alguns sucessos, e outros fracassos. Há quem apostava que um dos motivos que atrapalhava a vida dos EVs da marca alemã eram os nomes complicados: EQS, EQE, EQB, EQA, parecidos e que acabavam se misturando na cabeça do povo.
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Como é o GLC EQ?
Nova fase: agora, a Mercedes passará a chamar seus elétricos com nome igual ao dos equivalentes a combustão, adicionando apenas o “EQ” no final. Depois do sedan CLA, o primeiro SUV a entrar nessa onda é o GLC, médio, que hoje desponta como um dos carros mais vendidos da marca alemã pelo mundo. Essa nova fase ganha oficialmente o nome de GLC EQ, que chega oficialmente ao mercado mundial em meados do ano que vem, apenas.

A marca alemã, porém, já adiantou quase tudo sobre ele. De cara, além do visual típico da marca da estrela de três pontas, literalmente brilha sua enorme grade com iluminação própria. O GLC, como um todo, cresceu: agora ronda os 4,85 m de comprimento, 1,90 m de largura e beira os 3 metros de distância entre-eixos, número consideravelmente maior do que a geração atual, datada de 2022.

Mais espaçoso do que nunca
Nesse GLC EQ também brilham os 570 litros de porta-malas, sem contar outros 128 litros de outro compartimento sob o capô. Para a Mercedes, seu SUV nunca esteve tão espaçoso para ocupantes e bagagen: são 13 mm a mais de espaço para as pernas e 46 mm a mais de espaço para a cabeça na frente, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de 47 mm a mais de espaço para as pernas e 17 mm a mais de espaço para a cabeça.
Não só de espaço vive o novo GLC EQ. Por dentro, uma só tela se estende por todo o painel, totalizando nada menos que 39”, somando instrumentação, multimídia e entretenimento do copiloto. É a maior tela já vista em um Mercedes, e tem como base a inteligência artificial. Além disso, seu teto panorâmico pode simular um céu estrelado, enquanto o chamado “Pacote Interno Vegano” traz apenas revestimentos certificados pela “The Vegan Society” como não-prejudiciais aos animais ou à natureza.

Puxa três Kwid
Mecanicamente, o carro também é outro. Tem sistema de freios totalmente reprojetado, novíssimos assistentes de condução (até dez câmaras externas, cinco sensores de radar e doze sensores ultrassônicos), suspensões pneumáticas emprestadas do sedanzão Classe S, e até eixo traseiro esterçante em 4,5º.

Até agora, só um powertrain foi revelado: o “400 4Matic”, com tração integral permanente, 490 cv de potência e autonomia de notáveis 713 km. De quebra, essa versão mais poderosa conta com capacidade de reboque de 2,5 toneladas. É o mesmo que costumam puxar caminhonetes médias com motor turbodiesel, o equivale a quase três Renault Kwid.
300 km em 10 minutos de carga
Graças a arquitetura elétrica de 800 Volts, o GLC EQ permite recargas mais rápidas e eficientes, com menor perda de energia no processo. Com isso, a Mercedes promete que as baterias de 94 kWh de capacidade garantem mais de 300 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga, isso nas melhores condições. Além disso, o carro pode servir de gerador para aparelhos elétricos pequenos (V2L), residências inteiras (V2H), e até mesmo para a rede elétrica da rua (V2G).

Partes dessas informações, vale falar, são prévias da Mercedes, que ainda tem o carro em seus planos futuros. Diz a fabricante que o GLC EQ chegará no início de 2026, com vendas programadas para o segundo semestre. Veremos…