17/07/2023 - 16:46
A Mercedes-Benz expandiu o uso de inteligência artificial em seus automóveis ao integrar o ChatGPT ao controle de voz “Hey Mercedes” para deixá-lo mais intuitivo. O fato é que clientes da marca nos Estados Unidos têm disponível um programa beta que integra as funções ao sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Segundo a Mercedes, enquanto a maioria dos assistentes de voz são limitados a tarefas e respostas predefinidas, o ChatGPT aproveita a variedade de formas de comunicação para melhorar a compreensão da linguagem natural e expandir os tópicos aos quais ele pode responder.
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A experiência vai durar apenas três meses. Em troca, os desenvolvedores da Mercedes-Benz obterão informações úteis sobre solicitações específicas, permitindo definir prioridades mais precisas no desenvolvimento do controle de voz. Os resultados serão usados para melhorar ainda mais o assistente de voz intuitivo e definir a estratégia de implantação de modelos de linguagem natural em mais mercados e em outros idiomas.
Linha de produção
A Mercedes também testa o ChatGPT em suas linhas de produção, no ecossistema digital chamado de “MO360“, que foi introduzido em 2020.
O objetivo do uso da tecnologia é otimizar a análise de dados de produção, por exemplo. A partir do gerenciamento de qualidade, o ChatGPT apoiará os colaboradores da produção como uma interface baseada em voz. O uso de inteligência artificial (IA) irá acelerar a identificação e análise de pontos de melhorias, bem como a gestão da qualidade e a otimização de processos na Mercedes-Benz. Uma ferramenta de análise automatizada permite a conexão inteligente de dados de qualidade do desenvolvimento, experiência do cliente e produção. Os potenciais pontos de melhorias podem ser identificados e analisados mais rapidamente.
Outro foco da integração do ChatGPT na produção é fornecer aos colaboradores em todo o mundo uma pessoa de contato digital baseada em IA. Com isso, eles se comunicam por meio do MO360 em um portal de autoatendimento que está disponível em qualquer dispositivo da companhia – que inclui tablets, smartphones e laptops. O MO360 Support Bot foi projetado para tirar dúvidas e esclarecê-las em diálogo com os colaboradores.
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