Em um vídeo do YouTube, o novíssimo Classe A aparece já sem nenhum disfarce

No Círculo Polar Ártico, agramos, com poucos disfarces, o utilitário-esportivo Mercedes GLK em sua primeira reestilização

Com o crescimento da Audi e da BMW, novos desa os surgiram para a Mercedes, que agora prepara seu contra-ataque. Para enfrentar Q1 e X1, o mini-SUV que você vê na página 76; para enfrentar os futuros BMW de tração dianteira e Audi A3 Sedan, lançará seu “mini-CLS”, ou CLA, que você confere na página 44. Aqui, mais exemplos da reação.

Depois que a BMW obteve sucesso com a aposta em seu misto de SUV e cupê, o X6, a Audi prepara seu Q6, e a Mercedes lançará o modelo acima, que poderá se chamar MLC ou GLS. Com a plataforma do ML, será fabricado em 2015 no Alabama (EUA), onde são produzidos o ML, o GL e o R. Na mesma fábrica, será fabricado o novo Classe C no m de 2013. Sob pesada camu agem, nossos fotógrafos o agraram no Círculo Polar Ártico; nota-se que nossa ilustração (abaixo à direita) está próxima da realidade. Os motores quatro cilindros terão um sistema de desativação de dois cilindros para maior economia.

Acima, o Classe C em testes, ainda sob pesada camu agem. Dá para concluir que nossa ilustração (abaixo), de meses atrás, estava correta

No mesmo local, ainda agramos o novo GLK em sua primeira reestilização. O modelo que briga com Audi Q5 e BMW X3 será exibido na próxima semana no Salão de Genebra (Suíça) e terá novos parachoques e faróis, além de melhorias no acabamento e mudança da alavanca de câmbio para a coluna de direção. Outro modelo que será apresentado na Suíça é o novo Classe A, agrado sem disfarces nas Ilhas Canárias por um grupo de ciclistas. Como havíamos adiantado, ele se transformou em hatch para encarar BMW Série 1 e Audi A3.

C4 DS PICASSO

É verdade que o C4 Picasso nunca chegou perto do sucesso de seu antecessor (ainda fabricado) Xsara Picasso. Mas o motivo não está no carro em si, que é um excelente familiar. O problema foi ter trocar um modelo de fabricação nacional, ex e com duas opções de motor, por um carro importado da França com motor 2.0 à gasolina e preço muito mais alto. Considerando isso, a marca pode comemorar o resultado de vendas atual. Com quase 25% do segmento, o C4 Picasso só perdeu, no ano passado, para a Za ra. Fosse ele fabricado no Brasil, não haveria motivos para alterações. Mas, como vem da França, ele vai mudar no m deste ano ou início do ano que vem. A inspiração para a reestilização vem da família de esportivos DS, que, depois de muito atraso, está chegando ao Brasil. O novos faróis de LEDs cam entre as duas barras cromadas que formam o duplo Chevron, e nas lanternas traseiras também se usará a nova tecnologia. O entre-eixos aumentará um pouco para melhorar a habitabilidade, mas a mecânica continua a mesma. Deve começar a ser vendido em março do ano que vem, enquanto a versão Grand Picasso, de sete lugares, chegará cerca de quatro meses depois.

 

A VOLTA DO COROLLA HATCH

Desconhecida no mercado brasileiro, a versão hatch do Corolla foi vendida por muito tempo em alguns países. Em 2006, uma nova geração do dois volumes foi lançada no Velho Continente com o nome Auris, mas sem sucesso (vendeu só 40% do previsto). O motivo? Era um carro sem sal, principalmente se comparado ao Civic Hatch. Para correr atrás do prejuízo, a marca prepara um hatch novo, que voltará ao nome Corolla. Flagrado por nossos fotógrafos em outubro passado, chegamos à ilustração acima. Na Europa, os motores à gasolina serão 1.3 ou 1.6. Aqui, a Toyota pode fabricá-lo com 1.8 ou 2.0.

MP4-12C ROADSTER

O superesportivo da McLaren perde o teto. Arquiconcorrente da Ferrari 458 Spider, aparentemente o MP4-12C Roadster terá, como ela, um teto rígido feito de bra de carbono que pode ser rapidamente recolhido. Caso o motorista queira, o teto poderá ser inteiramente removido. Inicialmente prevista para 2014, a novidade pode chegar ao mercado antes do esperado, talvez ainda este ano, e terá o mesmo motor do cupê, um V8 biturbo de 600 cv.

 

O novo A3, que será apresentado este mês, tem nova base mecânica, mas poucas inovações de design

 Acima, o sedã que, no Brasil, vai brigar com o Mercedes CLA e BMW Série 3. Abaixo, a versão Cabriolet

AUDI ESTREIA A PLATAFORMA MQB

No próximo dia 8, o Salão de Genebra (Suíça) , abre suas portas ao público. Mas as principais novidades da Audi você confere aqui. Flagramos, quase sem disfarces, em testes na Escandinávia, a nova geração do hatch A3 (acima). Com base nela, zemos a ilustração nal do carro na versão duas portas. A cara do novo A3 ca alinhada à dos novos A5 e A6, que, a cada geração, ganham mudanças mais discretas e vêm perdendo a personalidade. Se o design não apresenta grandes novidades e as opções de motor continuam praticamente as mesmas, o mais interessante dessa nova geração do A3 é sua base mecânica. Ele é o primeiro modelo do grupo VW a usar a plataforma modular MQB, que abrigará vários modelos – inclusive o Golf sétima geração, que deve ser vendido aqui.

Ao lado, você confere também ilustrações de futuras derivações desse novo A3 que chegam apenas no ano que vem ou em 2014. A versão Cabriolet, que no Brasil não é vendida por causa da baixa procura, manterá o teto de lona. Já a versão sedã poderá substituir, somente nos EUA, a versão cinco portas, vendida hoje com o sobrenome Sportback. Ela também deve ser vendida no Brasil para brigar com Mercedes Classe C e BMW Série 3, uma vez que a política de preços da Audi – que se recusa a “empobrecer” seus carros – não permite vender um A4 pelo preço dos rivais alemães de mesmo porte.

 

Q5

Também com estreia marcada para Genebra o novo SUV ganha uma discreta atualização visual. Com novos faróis, para-choques e grade dianteira

CIVIC HATCH, VERSÃO TURBINADA

A nova geração do Civic Hatch, que a Honda estuda vender no Brasil, vai ganhar uma versão esportiva turbinada. De olho em melhores índices de emissão de poluentes, a marca abandonou o motor aspirado da atual versão Type R e, como as marcas alemãs, partiu para o uso do turbo. O novo esportivo chega à Europa em 2013 ou 2014 para encarar Golf GTI e Focus ST. Com motor 2.0 de 210 cv, fará de zero a 100 km/h em 6,5 segundos.

PORSCHE CAYMAN

O novo Porsche de motor central chega ainda este ano, provavelmente no segundo semestre, como modelo 2013. Algumas mulas já haviam sido vistas em testes, mas agora agramos o modelo real na Escandinávia. Pudemos notar algumas semelhanças com o Boxster: a traseira parece ter cado bem mais baixa e a janela posterior, bem maior, melhorando a visibilidade.

BMW I3: FIEL AO CONCEITO

Flagrado circulando nas estradas próximas a Munique, na Alemanha, a versão de produção do primeiro carro totalmente elétrico da BMW, o i3, parece que vai manter em grande parte as linhas do carro-conceito. O monovolume, resultado do projeto Megacity Vehicle, terá motor elétrico de 170 cv. Chega às concessionárias alemãs já no ano que vem, com carroceria de plástico reforçado com bra de carbono (CFRP). A partir do protótipo, zemos a ilustração acima: as portas traseiras serão parecidas com as do Mini Clubman.

FORD FIESTA ST ENFIM, UM ESPORTIVO

Finalmente a Ford decidiu fazer uma versão esportiva respeitável do Fiesta – vendido aqui como New Fiesta. O hatch será fabricado no Brasil, mas essa versão apimentada, para variar, não deve ser oferecida no País. O motor EcoBoost 1.6 tem duplo comando variável e uma turbina pequena. A potência máxima deve ser de ótimos 177 cv.

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