23/02/2023 - 10:51
A Mercedes-Benz prepara o novo Classe E, que será comercializado em alguns mercados nos próximos meses – e no segundo semestre no Brasil. E como forma de antecipar o modelo, o fabricante exibe o conceito de design do interior e algumas inovações.
A marca da estela de três pontas afirma que arquitetura eletrônica será mais orientada por software e menos por hardware. Isso vai formar a base para uma atualização mais individual dos sistemas internos no futuro. De fato, basta observar o interior “limpo”, com poucos botões e três telas.
+ Avaliação: Mercedes-AMG GLC 43 4Matic Coupé despeja 390 cv
+ Fórmula 1: Mercedes muda visual e aposta no preto para 2023
+ Avaliação: Mercedes-Benz EQB 250 leva sete pessoas e é 100% elétrico
+ Mercedes-AMG bate recorde de vendas no Brasil em 2022
‘Visualização do som’
A nova iluminação ambiente ativa vai permitir uma “visualização de som”.
“Os ocupantes do novo Classe E poderão experimentar música com três sentidos: trechos de música e sons de filmes ou aplicativos poderão ser ouvidos (com a tecnologia Dolby Atmos), sentidos (por meio de transdutores de ressonância de som) e também ‘vistos’. A visualização ocorre na faixa de luz do sistema de Iluminação Ambiente Ativa. Por exemplo, sequências rápidas de batidas podem causar mudanças rápidas de luz, enquanto ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente”.
O novo Classe E também poderá ser equipado com o sistema de som surround Burmester 4D. Ao todo, são 17 alto-falantes e quatro transdutores de som de estrutura. Os transdutores de som de estrutura são instalados nos assentos dianteiros.
Entretenimento
Em relação ao entretenimento, será permitida a instalação de aplicativos como “TikTok”, “Angry Birds”, “Webex”, “Zoom” e “Vivaldi ” na tela central do novo Classe E. Outra novidade é que quando o veículo estiver parado, o motorista poderá participar de videoconferências online, por exemplo via Webex, e tirar fotos e vídeos pessoais ao mesmo tempo.
Com o MBUX, através da função “Just Talk”, o usuário terá à sua disposição um controle de voz inteligente, que poderá ser ativado sem a palavra-chave “Hey Mercedes”. “Quando a função estiver ativada, um símbolo de microfone vermelho aparece no visor. Isso indica que o veículo está pronto e aguardando comandos”.
Inteligência Artificial
A Mercedes-Benz também está trabalhando no uso de Inteligência Artificial (IA) para que seus produtos aprendam quais sistemas de conforto os ocupantes usam, com o objetivo de personalização.
Outra inovação é o programa de prevenção de enjoo, chamado de “Energizing Comfort”, que poderá aliviar os sintomas do passageiro da frente ou retardar seu início, “reduzir a gravidade percebida e aumentar o bem-estar geral”.
Assista abaixo ao vídeo de divulgação:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Rodízio de veículos em SP está suspenso durante o Carnaval
+ Novo BMW X1 é oferecido por assinatura; veja como funciona
+ Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena?
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Teste rápido: GWM Haval H6 GT PHEV seduz pela construção e pela dirigibilidade
+ Mini-Renegade é eleito o melhor SUV familiar do mundo por júri feminino
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Motorhome Asterix: conheça a Renault Master com kit personalizado
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe