Desde quando foi lançado, em 2009, o Passat CC sempre teve mais a função de agregar valor à marca Volkswagen do que propriamente ser um campeão de vendas. Agora, com esta nova versão R-Line, a marca dá um passo a mais nesta direção. A configuração tem um visual mais agressivo, criado pela Volkswagen R GmbH, divisão da marca focada no desenvolvimento de esportivos. Os modelos R-Line são para quem busca um visual atraente, mas não faz questão de melhorias no desempenho. Essa é justamente a receita deste novo Passat CC, primeiro carro da grife a desembarcar no Brasil. Para se diferenciar de sua versão convencional, ele tem spoilers dianteiro e laterais, rodas de liga leve exclusivas (aro 18), lanternas traseiras escurecidas, volante funcional esportivo e soleiras de portas.

Mesmo com todos esses acessórios, um dos maiores atrativos do carro não está no visual, mas nos sistemas Park Assist (que estaciona o carro praticamente sozinho) e piloto automático adaptativo (ACC). Esse último é um pouco estranho para quem não está acostumado: basta selecionar a velocidade de cruzeiro (como em qualquer outro carro com piloto automático), e por meio de um gráfico no painel de instrumentos, escolher o espaço que pretende manter com relação ao carro da frente. Se o carro da frente parar, o Passat CC R-Line também para. Quando o trânsito voltar a andar, basta acelerar um pouco que o carro retoma a velocidade selecionada. Só é preciso ter atenção nas curvas: se o veículo da frente sair do raio de leitura do sensor, a tendência é que o sistema ache que o carro se distanciou e, por isso, acelere o carro. Os dois sistemas eletrônicos estão disponíveis também para o Passat CC, mas apenas como opcionais.

Em relação ao desempenho, o fato de não ser mais potente ou rápido que o modelo convencional não o desabona. Com 300 cv, tração integral permanente (que dá muita estabilidade ao carro) e câmbio manual automatizado com dupla embreagem (que possibilita trocas muito rápidas tanto no modo automático como no sequencial), tem uma “receita” excelente, que não tem muito para onde evoluir.

A configuração R-Line já está sendo vendida por R$ 189.130 e briga diretamente com Audi A5 Sportback (2.0 de 211cv com tração dianteira) e BMW 325i Coupé (2.5 de 218 cv com tração traseira). Sem considerar a grife dos alemães, sem dúvida, este Passat é o melhor negócio.

VW Passat CC R-Line

/ MOTOR seis cilindros em V, 3,6 litros, 24V, injeção direta, aspirado/TRANSMISSÃO manual automatizada, dupla embreagem, seis marchas, tração integral /DIMENSÕES comp.: 4,80m – larg.: 1,85m – alt.: 1,42m / ENTRE-EIXOS 2,711 m /PORTA-MALAS 452 litros / PNEUS 235/40 R18/ PESO 1.635 kg GASOLINA / POTÊNCIA 300 cv a 6.600 rpm /TORQUE 35,6 kgfm de 2.400 a 5.300 rpm / VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h / 0 – 100 KM/H 5s6CONSUMO cidade: 6,7 km/l – estrada: 12,5 km/l / CONSUMO REAL cidade: 5,2 km/l – estrada: 8,9 km/l