Nada fala mais alto na indústria do que lucros e prejuízos. Os cálculos entram em tudo, até mesmo nas decisões sobre o futuro das marcas e dos produtos, ou na hora dos arrependimentos. E, aparentemente, parece que a terceira situação acabou acontecendo com a Fiat e seu pequeno 500 de terceira geração.  

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Fiat 500e – Foto: Roberto Assunção

O simpático carrinho, lançado nessa geração em 2020, nasceu como um modelo 100% elétrico, inclusive na utilização da plataforma, chamada de “Mini EV”. Na época, nem estavam nos planos da marca italiana instalar nele um motor a combustão, afinal sua proposta urbana e compacta seria bem atendida pela motorização elétrica.  

Fiat 500e – Foto: Roberto Assunção

Lançamento complicado

Porém, as coisas não caminharam muito bem assim. Isso porque, além da confusão na estreia, causada pela pandemia de COVID-19, o carrinho enfrentou uma concorrência de peso desde o início. E todos os rivais sempre foram maiores, com quatro portas e maior espaço interno. O 500 conservou sua proposta original, com tamanho bem diminuto, espaço confortável apenas para dois adultos (com dois outros banquinhos traseiros apertados), e porta-malas mínimo. Não cresceu muito com relação a geração anterior, vendida com motor 1.4 Fire flex no Brasil.  

Fiat 500e – Foto: Fiat/divulgação

Vendas em baixa

O reflexo logo veio nas vendas. O carrinho começou a encalhar, e teve até mesmo a produção suspensa no ano passado, já que a demanda estava baixa e os estoques, cheios. Toda sua fabricação, na versão elétrica, era concentrada na planta de Mirafiori, na Itália. De lá também vieram as unidades importadas para o mercado nacional em 2021 e 2022, com motor de 117 cv de potência, bateria de aproximadamente 42 kWh e 227 km de autonomia pelo Inmetro.  

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Fiat 500e no Brasil: vida difícil

Aqui no Brasil, o carrinho fracassou. Sempre foi caro, e perdeu muito espaço com a chegada dos chineses, como BYD Dolphin ou GWM Ora 03, maiores, mais espaçosos, com autonomia superior e tão equipados quanto, sempre com preços bem menores. Não foram nem 450 exemplares emplacados por aqui desde a estreia, em 2021, segundo o DENATRAN. A ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) aponta para míseros 3 carros comercializados em 2025. 

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

Mas, se você se interessar, ainda é possível comprar o 500e 0 km no Brasil, ao menos pelo que indica o site da Fiat. Por R$ 214.990, você levará para casa um carro 2022, de estoque antigo, mas com boa oferta de equipamentos e, principalmente, condução das mais divertidas. Só não espere espaço interno… 

Do contra: Fiat 500 vira híbrido 

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

Normalmente, a tendência é cada vez mais eletrificar a frota mundial. Mas, nesses casos de estratégias infelizes, como a do 500e, as coisas tomam outro rumo. O 500 de terceira geração, que até então existia apenas como elétrico, passa a contar com versão híbrida, e com transmissão manual! De fato, uma mudança para não abrir espaço para reclamações dos mais puristas… 

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

O 500 Hybrid sairá da mesma fábrica italiana do 500e, e já teve os primeiros exemplares produzidos. A fabricação oficial, em série, será iniciada em novembro, num movimento de revolução que a marca chama de “um novo capítulo em Mirafiori”, em referência a planta industrial de onde sai o carrinho. A meta é produzir 5 mil exemplares ainda em 2025, com vendas bem mais promissoras. No futuro, a marca já fala em fazer 100 mil unidades ao ano, para tirar o ócio. 

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

Nas palavras da própria Fiat, “o 500 está de volta ao povo, combinando a herança e a tecnologia desenvolvidas com a versão elétrica num formato mais acessível”, complementando que esse retorno “é mais do que uma simples decisão de produção: é um sinal concreto de confiança na indústria italiana”. O material de lançamento do carrinho tem um curioso ar de “alívio” e “problema resolvido”, levando a crer que o fracasso do 500 elétrico vinha tirando o sono dos italianos. 

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

O carrinho segue o mesmo, bem simpático, mas com dianteira que adota áreas de admissão de ar, para refrigerar o motor a combustão, além de preparação na parte central do painel, para receber a alavanca de transmissão manual. O motor, acreditem, é o nosso 1.0 Firefly, mesmo que move os Mobi, Argo e Cronos, além de Citroën C3/Basalt e Peugeot 208 em suas versões de entrada. Ele será ligado a um câmbio manual de seis marchas, e terá ajuda de um sistema elétrico de 12 Volts.  

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

É a mesma tecnologia híbrida-leve dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, com motor de arranque e alternador unidos, formando um motor elétrico adicional, que auxilia o 1.0 Firefly na hora de impulsionar o hatch. O tal motor elétrico é abastecido por baterias pequenas, geralmente com menos de 1 kWh de capacidade.  

A Fiat ainda não divulgou números de potência e torque, nem tampouco dados de desempenho ou consumo de combustível. Porém, acredita-se que o Firefly do 500 Hybrid seja calibrado para cerca de 70 cv de potência, não muito diferente da configuração dos Fiat nacionais. No 500, vale falar, ele beberá só gasolina.  

Fiat 500 Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

O conteúdo de série não deve ser diferente do atual 500e, com multimídia horizontal de 10,2”, painel de instrumentos digital de 7”, pacote ADAS completo, conjunto óptico em LED, entre outros. O 500 Hybrid terá opção de carroceria fechada, conversível e até uma opção de três portas, no melhor estilo de Hyundai Veloster.