Mille equipado não vale a pena

FIAT MILLE FIRE R$ 29.815

Preconceitos à parte, o Mille Fire oferece um excelente custo/benefício, apesar da idade avançada de seu projeto e do design pouco atraente. Mas ele só vale a pena se for comprado básico. Nessa configuração, com carroceria quatro portas, o modelo sai por R$ 24.560. Um preço bem atraente, considerando que se trata de um modelo espaçoso, de bom desempenho e muito econômico. Seu motor de 66 cv é mais que suficiente para movimentar seus 830 kg e garantir uma performance até bem eficiente, considerando a proposta do carro e o que os concorrentes de entrada oferecem. Isso com um consumo médio que não raro ultrapassa os 17 km/l, com sua mecânica já amadurecida e com a altura elevada do solo, que garante eficiência em terrenos esburacados.

Nessa configuração, o modelo oferece arcondicionado, direção hidráulica e trava elétrica nas portas, mas fica caro

Mas todos esses atributos vão ficando menos interessantes à medida que você adiciona itens opcionais ao modelo. Equipado com ar-condicionado e o kit Concept (que inclui vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, vidros térmicos, limpador e lavador traseiro e quatro falantes), seu preço já sobe para R$ 28.878. Menos interessante, mas ainda atraente se comparado ao que a concorrência oferece.

Mas a Fiat não fornece a direção hidráulica como opcional livre, como faz com o ar. E, sem ela, manobrar um Mille exige braços fortes. Com isso, vem a tentação de adquirir o pacote Celebration (como o do modelo avaliado), que, além de todos os itens acima, conta com a quase indispensável direção hidráulica. Mas aí o Mille já deixa de ser um bom negócio. Por R$ 29.815, é melhor avaliar a possibilidade de um Palio Fire, que, com configuração compatível, custa R$ 2.880 a mais e oferece mais segurança passiva, além de um design mais moderno. Ou mesmo mudar para um novo Ka, que com ar e direção sai por cerca de R$ 30 mil ou por um Celta 1.4 básico, que custa quase o mesmo. É bom avaliar com calma.

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