Mini-Creta? Hyundai mostra SUV ainda menor no Salão de Nova York

Suvinho será global, mas ainda não entrou na pauta da Hyundai do Brasil

Hyundai Venue é um SUV ainda menor que o Creta e que poderia custar R$ 60 mil no Brasil (Foto: Divulgação)

A Hyundai apresentou essa semana no Salão de Nova York um SUV compacto ainda menor que o Creta. Seu nome é Venue, uma espécie de crossover de proporções reduzidas, inferiores também às do Kona, e inédito na linha global da empresa.

Ele tem 4,04 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura – para efeito de comparação, ele é menor em tamanho que um Tiggo 2, mas tem números próximo nas outras dimensões com o carro da Caoa-Chery.

Visualmente, o Venue adota o novo estilo de design da marca, que separa em duas partes o conjunto ótico frontal e mantém a grade hexagonal isolada, como também faz a segunda geração do Creta, mostrada esta semana no Salão de Xangai.

Interior é minimalista, mas tem tela central no console (Foto: Divulgação)

De acordo com a Hyundai, ele foi criado para um público mais jovem, por isso aposta em pintura com dois tons e lanternas compactas na traseira. Por dentro, o Venue mostra linhas simplistas, mas traz tela de 8 polegadas na central multimídia com CarPlay e AndroidAuto, além de oferecer assistente de manutenção em faixa e sistemas de monitoramento de atenção ao motorista, de pontos cegos e de frenagem automática.

Para não ser chamado de carro urbano com carroceria alta, ele vai oferecer no mercado norte-americano vários modos de condução, inclusive com a opção “neve”. O motor do novo SUV da Hyundai é um Gamma 1.6 recalibrado, ainda sem potência informada. Ele pode ser equipado com câmbio manual ou CVT.

Ele vem para o Brasil? A Hyundai afirma que o Venue será um carro global, mas a filial brasileira não se manifestou. Em termos de posicionamento, ele precisaria custar menos que o Creta e, por isso, teria que atuar em uma faixa de preços entre R$ 60 mil e R$ 80 mil para não atrapalhar seu irmão maior, algo como o Honda WR-V já faz com o HR-V.

Traseira também é mais simples se comparada à de outros SUVs da marca (Foto: Divulgação)