Mini mantém domínio e garante 4ª vitória no Rally Dakar

A Mini venceu novamente na categoria carros na edição deste ano do Rally Dakar. Após um trajeto de mais de 9 mil quilômetros, passando pela Argentina, Chile e Bolívia, a dupla formada por Nasser Al-Attiyah (Catar) e Matthieu Baumel (França) garantiu o título ao volante de Mini All4 Racing com o tempo total de 40:32:25h. Este foi a quarta vitória consecutiva da fabricante britânica na competição.

“Prometi no ano passado, quando eu estava no pódio, que eu estaria de volta para vencer [o Rally Dakar]”, destacou Al-Attiyah, após a chegada em Buenos Aires, no último sábado (17). Em 2014, ele terminou a prova na terceira colocação.

Além da dupla vencedora, a fabricante conquistou a terceira posição com a dupla Krzysztof Holowczyc (Polônia) e Xavier Panseri (França). Dos dez Mini All4 Racing que iniciaram a prova, nove terminaram. Deste total, cinco finalizaram entre os dez melhores colocados. Das 13 etapas do rali deste ano, 11 foram vencidas por equipes ao volante do carro da Mini.

Construído especialmente para a prova, o Mini All4 Racing está equipado com uma suspensão reforçada com duas molas e amortecedores por roda e um motor diesel 3.0 de seis cilindros. Biturbo, desenvolve 320 cv e é capaz de levar o modelo de quase duas toneladas à velocidade máxima de 286 km/h.

Na categoria motos, a vitória foi do espanhol Mark Coma, pilotando uma moto KTM. Nos caminhões, os russos Airat Mardeev, Aydar Belyaev e Dmitriy Svistunov venceram com um caminhão Kamaz. Já entre os quadriciclos o título ficou com o polonês Rafal Sonik, com um Yamaha.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga