19/02/2016 - 18:09
É preciso ter muita má vontade para analisar os detalhes do Toyota Mirai, um sedã de 4,9 metros, e condená-lo por oferecer um porta-malas de “apenas” 371 litros. Na verdade, é incrível que um carro que carrega dois tanques de hidrogênio totalizando 112 litros – um sob o banco de trás, outro logo depois do eixo traseiro, pesando apenas 5 kg no total – consiga acomodar 79% das bagagens que um Toyota Corolla é capaz de levar. Afinal, o Mirai não é um carro qualquer.
É o automóvel que inaugura a “Sociedade do Hidrogênio” – aquela em que os carros vão buscar energia nascida nos esgotos das cidades e, depois de transformá-la em eletricidade para movimentar seus motores, emitirão apenas vapor d’água pelo escapamento. O Toyota Mirai – primeiro carro movido a hidrogênio a ser produzido em série – estreia no Japão com 700 pedidos dos clientes. Em 2016, a Toyota prevê produzir 2.000 unidades e em 2017, cerca de 3.000. Tivemos a chance de dirigir o Mirai no circuito de Fuji Speedway e, apesar do visual exótico, ele se comportou como um carro normal.
Sua aceleração no modo Power é bastante vigorosa. Os 155 cv de potência e os 34,5 kgfm de torque são entregues imediatamente ao eixo dianteiro. Assim, mesmo pesando 1.850 kg, o Mirai é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 9,6 segundos e chega a 178 km/h. Por dentro, é um carro bastante confortável. Sua dirigibilidade surpreende, pois o centro de gravidade é baixo. O Toyota Mirai usa rodas de liga leve de 17 polegadas e pode ser comprado em seis cores. O Mirai é um veículo elétrico.
A diferença de um EV (Electric Vehicle) para este FCV (Fuel Cell Vehicle) é que a eletricidade vem dos tanques de hidrogênio (que a Toyota vai buscar no gás metano e no CO2 dos esgotos, até transformar em H2 por meio de um complexo sistema), que são abastecidos em estações espalhadas por todo o Japão. O hidrogênio líquido alimenta a célula de combustível que fica no centro do veículo. A energia elétrica gerada é capaz de fazer o Mirai rodar por cerca de 650 km. E o melhor: ao contrário dos carros elétricos convencionais, que chegam a ficar oito horas plugados na tomada, o reabastecimento do Mirai é feito em apenas três minutos! Agora diga: você não abriria mão de duas ou três mochilas para ter um carro tão ecologicamente correto?