Quando o assunto é um veículo comercial que utiliza a mecânica Volkswagen a ar, todo mundo se lembra da Kombi. Mas na Alemanha, a própria Volks comercializou entre os anos de 1964 e 1974 um outro furgão de carga, o Tipo 147 Kleinlieferwagen (Pequena van de entregas, em alemão).

O Tipo 147 surgiu de uma encomenda do Deutsche Bundespost, então estatal que administrava o serviço de correios na Alemanha, que buscava um veículo com tamanho intermediário entre o Fusca e a Kombi, com até 3,75 m de comprimento e capacidade de carga de até 400 kg. O furgão era uma verdadeira salada de componentes: plataforma do Karmann-Ghia, dianteira do Tipo 3 (que daria origem aos brasileiros TL e Variant), traseira de Kombi e o motor 1.200 usado no Fusca da época.

A produção do modelo ficou a cargo da empresa Westfalia, que era especializada na adaptação dos carros para diversas aplicações. Até 1972, foram produzidas 6.139 unidades do Tipo 147 para o mercado alemão, das quais 85% foram entregues ao Bundespost. Mas uma encomenda adicional de 1.201 carros pelos correios da Suíça (numa versão modernizada, com motor 1.300, freios a disco e algumas modificações na carroceria), permitiu que o Tipo 147 permanecesse em linha por mais dois anos.

Atualmente, o Tipo 147 é uma verdadeira raridade: a estimativa dos fãs do utilitário é de que apenas 200 unidades do modelo tenham sobrevivido aos anos de trabalho.

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