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Apesar de ser vital para setores como transporte e indústria, o diesel continua a ser alvo de mitos e equívocos. Isso pode ser atribuído, em parte, à sua relativa distância do consumidor final em comparação com outros combustíveis mais comuns, afinal sua predominância está em veículos de grande porte como caminhões e maquinários.

A Fit Combustíveis, líder na distribuição nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, está comprometida em dissipar esses mitos e promover uma compreensão mais precisa do papel essencial do diesel na economia e no cotidiano.

Mitos e verdades sobre o diesel

O diesel possui enxofre em sua composição: VERDADE

O diesel é um derivado do petróleo obtido por destilação. Sua composição consiste em uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, átomos de carbono e uma mínima concentração de enxofre, de acordo com os padrões estipulados pela ANP. A combinação desses elementos é responsável pela cor e pelo odor desse tipo de combustível.

Motores a diesel são os mais poluentes: MITO

O mito de que os motores a diesel são os mais poluentes é amplamente difundido. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, os motores mais modernos foram aprimorados com filtros e catalisadores mais eficientes, tornando-se até mesmo requisitos essenciais para a comercialização de veículos movidos a diesel.

No Brasil, a norma PROCONVE 8 e na Europa, a norma EURO 6, regulamentam as emissões de poluentes na indústria automobilística. Estas normas estabelecem limites máximos de emissão de gases poluentes para veículos leves e pesados, incluindo aqueles movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.

A norma EURO 6, em particular, é uma regulamentação da União Europeia que define limites máximos de emissão de gases poluentes para veículos a diesel. Estes limites são específicos para diferentes tipos de poluentes, como dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e partículas sólidas, entre outros. Essas regulamentações visam reduzir significativamente as emissões de poluentes e promover um ambiente mais limpo e saudável.

O diesel apresenta uma autonomia inferior quando comparado a outros combustíveis: MITO

Pelo contrário. Considerando a quantidade energética e o seu desempenho, o diesel é a opção mais durável entre os combustíveis. Comparado aos motores a gasolina, os sistemas a diesel tendem a consumir menos combustível para produzir a mesma quantidade de energia, melhorando a autonomia, mesmo em longas distâncias ou uso intensivo.

O diesel é o combustível mais econômico: VERDADE

Os motores a diesel funcionam de forma diferente dos motores a gasolina. Eles usam a compressão do combustível e do ar dentro da câmara para iniciar a combustão, enquanto os motores a gasolina usam velas de ignição. Isso significa que os motores a diesel têm taxas de compressão e de expansão de queima mais altas, o que os torna mais eficientes.

Eles podem ser de 20 a 40% mais eficientes do que os motores a gasolina, o que resulta em um consumo de combustível mais baixo. Isso significa que você pode percorrer mais quilômetros com menos combustível e fazer menos paradas para abastecer.

Diesel deve ser usado apenas em veículos pesados: MITO

Além dos veículos pesados, os motores a diesel também foram incorporados em alguns modelos de picapes, jipes e SUVs, muito comuns no país. A escolha do combustível diesel para essas opções de automóveis se destaca pela economia para usuários que viajam com frequência ou precisam de mais torque para suas atividades. Trilhas, carretos e outras modalidades pesadas tornam essa opção positiva aos motoristas.

Motores a diesel são mais duráveis: VERDADE

Os motores a diesel costumam durar mais por várias razões. Eles são construídos com peças maiores, o que os torna mais resistentes, e possuem maior capacidade para óleo e fluido de radiador. Funcionando em rotações mais baixas, há menos desgaste das peças.

Além disso, as características dos combustíveis também afetam a durabilidade do motor. O diesel atua como um lubrificante dentro do cilindro, protegendo as partes móveis de seu sistema.

Todos os tipos de diesel são iguais: MITO

Muitas pessoas pensam que os tipos de diesel são iguais, mas, na verdade, existem diferentes formulações do insumo para diferentes usos, como diesel rodoviário, marítimo e off-road.

Os dois tipos mais comuns no mercado são o diesel comum, também chamado de S-500, e o diesel S-10. A diferença entre eles está no teor de enxofre na composição. O diesel S-10 tem 10 partes de enxofre por milhão, enquanto o diesel S-500 tem 500 partes por milhão.

O diesel aditivado melhora a performance: VERDADE

A formulação do diesel aditivado incorpora detergentes, dispersantes extras e anticorrosivos, que contribuem para a manter o sistema de combustão limpo. Esses aditivos são capazes de reduzir o acúmulo de resíduos, promovendo uma queima mais eficiente e, consequentemente, um melhor desempenho do motor. Além disso, a limpeza proporcionada pelos aditivos pode prolongar a vida útil de componentes críticos do sistema de combustão.

A qualidade do diesel pouco interfere em seu desempenho: MITO

A qualidade do diesel pode ter um impacto significativo no desempenho do veículo. Diesel e combustíveis de baixa qualidade podem conter impurezas que obstruem filtros, reduzem a eficiência da queima e até mesmo danificam o motor ao longo do tempo. Portanto, é crucial usar diesel de alta qualidade para garantir o melhor desempenho e prolongar a vida útil do motor.

Conheça o diesel da Fit Combustíveis

O Diesel B S-10 Aditivado e o Diesel B S-10 Superaditivado da Fit Combustíveis são produzidos pela Refit, a primeira refinaria privada do Rio de Janeiro, e atende às especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), seguindo as melhores práticas nacionais e internacionais do setor. Seu controle interno rigoroso nos processos de qualidade torna as opções de diesel da marca a escolha ideal para veículos pesados, jipes, picapes e SUVs, garantindo aos usuários produtos de ponta a preços justos.