Mitsubishi leva conceito futurista EMIRAI 3 xDAS para Tóquio

0
463

A Mitsubishi vai levar para a edição deste ano do Salão de Tóquio (Japão), que começa na próxima semana, o conceito futurista EMIRAI 3 xDAS. Evolução do EMIRAI 2 xDAS  mostrado em 2013, o carro está equipado com sensores que prometem reforçar o conforto e a segurança ao volante.

Com três grandes telas de LCD e um HUD, somados ao volante do tipo manche, o posto de pilotagem remete aos aviões militares (ou às naves dos filmes de ficção científica). Para controlar os sistemas, o motorista não precisa colocar as mãos no painel, podendo aumentar ou diminuir o volume do som por meio de gestos.

A interatividade, aliás, é um dos temas que foram levados a sério no EMIRAI. O automóvel é capaz de identificar pontos perigosos no trajeto do motorista, mudando a programação das telas do painel, por exemplo, para melhorar à visibilidade do condutor. O HUD consegue ainda mostrar imagens em 3D dos obstáculos à frente do veículo.


O principal destaque do modelo, porém, é o sistema que é capaz de monitorar os batimentos cardíacos e outros parâmetros físicos do condutor. Comparando com uma base online de dados, o carro é capaz de identificar se o motorista está cansado ou sem condições de dirigir, recomendando locais para descanso.