O pedido que o governo do Reino Unido fez na semana passada para a Ford e Honda ecoou no resto do mundo e diversas montadoras vão se unir no esforço construirem respiradores artificiais para suprir a alta demanda dos hospitais pelo equipamento. O respirador artificial é peça importante no tratamento de pessoas infectadas com o coronavírus.

+ Como congelar prestação do carro por 60 dias
+ Ex-Uber pode pegar 10 anos de prisão por espionagem
+ Indústria automotiva para hoje; veja quem fecha

A Ford aderiu ao esforço não apenas no Reino Unido. Nos EUA, a fábrica trabalha ao lado da 3M e da GE para fabricar um novo tipo de respirador. A fábrica da GM em Kokomo, Indiana, também está trabalhando no desenvolvimento de um respirador. A inciativa conta com a participação da Ventec, especializada em equipamentos hospitalares.

Na Itália, um dos principais epicentros da pandemia no momento, Fiat e Ferrari também trabalham nesse sentido. As duas montadoras vão emprestar recursos para uma fabricante de respiradores artificiais.

A Tesla de Elon Musk é mais uma montadora que vai construir respiradores. Musk, que inicialmente fazia parte da ala que minimzava os riscos e consequências da pandemia, entregou nesta semana mil aparelhos para o governo da Califórnia.