Na semana passada, mais precisamente no dia 14 de fevereiro, morreu Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota, aos 97 anos. A montadora confirmou que a causa da morte foi por insuficiência cardíaca.

Shoichiro, pai do atual CEO da companhia, Akio Toyoda, foi responsável pela internacionalização do fabricante.

Formado em engenharia e com doutorado sobre injeção de combustíveis, ele entrou na empresa em 1952.

+ Novo Toyota Grand Highlander estreia no Salão de Chicago
+ Toyota reduz valor do Yaris e sedã automático vira o mais barato do Brasil
+ Toyota lança RAV4 2023, que fica mais equipado e sai por R$ 322.890
+ Toyota prepara novo modelo híbrido flex para o Brasil
+ Segredo: o novo Toyota elétrico será feito para o uso urbano

Segundo a Automotive of Fame, ele foi responsável por otimizar os métodos de montagem e a qualidade dos produtos. Assim, foi nomeado diretor administrativo da empresa em 1961.

Em 1972, passou a ser vice-presidente. Após isso, Toyoda liderou a fusão entre as organizações de fabricação e vendas da Toyota Motor Co. em 1982, e depois nomeado como presidente da empresa. 

Ainda na década de 1980, a Toyota já era respeitada e conhecida mundialmente, mas era uma montadora baseada majoritariamente na exportação. No entanto, foi com Toyoda, e seu objetivo de transformar a sua organização em uma empresa “verdadeiramente global”, que houve a intensificação da fabricação de seus produtos em mercados locais, principalmente na América do Norte.

Para isso, Shoichiro abriu então negociações com a General Motors, em 1983, para formar uma joint venture de fabricação, a chamada New United Motor Manufacturing Inc., com uma base em Freemont, Califórnia. A ação foi o começo do que viria ser a operação de várias instalações de produção na América do Norte, assim como em outros países.

Toyoda foi nomeado presidente honorário da Toyota Motor Co. em 1999.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Quais são os SUVs 0 km mais vendidos em 2023? Confira o ranking
+ Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena?
+ Avaliação: Mercedes-AMG GLC 43 4Matic Coupé despeja 390 cv
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Motorhome Asterix: conheça a Renault Master com kit personalizado
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste Rápido: Nova Chevrolet Montana Premier surpreende
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe