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AUDI S3 SPORTBACK SUGERIDO / A PARTIR DE R$ 208.700

Fãs de esportivos preferem tração traseira. E com razão. Ela proporciona mais diversão e controle em uma pilotagem “agressiva”. A Audi sabe disso: embora use a tração dianteira em sua linha de modelos, na hora de fazer esportivos apimentados, como este S3 Sportback, usa a integral.

A tração nas quatro rodas tem vantagens e desvantagens. Do lado bom, parece não haver limite em curvas, pois o carro ca sempre preso ao chão e, ao usar o “controle de largada” (sistema em que se acelera o máximo, pisando no freio, e, ao tirar o pé do pedal esquerdo, o carro parte o mais rápido possível), a potência é transmitida mais efetivamente ao solo. Do lado ruim, acrescenta peso ao carro e aumenta as perdas na transmissão. Por isso, mesmo com um excepcional motor 2.0 turbo de 256 cv e mais de 33 kgfm de torque, ele é só um segundo mais rápido no zero a 100 km/h que sua versão “mansa”, o A3 Sportback – com tração dianteira e o mesmo motor, mas com 200 cv.

Devo ter cometido algumas infrações de trânsito com este Audi, mas a culpa foi mais dele que minha: as respostas imediatas do câmbio automatizado às borbo letas no volante, graças à dupla embreagem, o ronco grave e intimidador do motor (que o A3 não tem), a facilidade para contornar curvas e o interior esportivo (com destaque para os bancos e o volante de base chata) – tudo desperta uma certa irresponsabilidade.

Confortável no asfalto liso, ele exigiu esforço de minha coluna nas ruas esburacadas e raspava facilmente em valetas e rampas, mas isso não é algo que se possa usar contra um esportivo. O problema real está no preço. O já citado A3 Sportback, com o mesmo câmbio, custa menos de R$ 130 mil. Fica difícil justi car os quase R$ 80 mil a mais cobrados pelo S3 – mesmo com tração integral, mais equipado e mais potência… Se fosse para car na mesma marca, seria minha escolha (ou o A3 Sport, duas portas, por R$ 110 mil).

Um BMW 130i sai por cerca de R$ 185 mil e um Mercedes C 300 sedã, por R$ 213.900 (ambos seis cilindros e com tração traseira). No caso do S3, a exclusividade (inclusive da cor azul, marca registrada dos S e RS) está embutida no preço. Um carro excepcional, mas caro.

Volante com base achatada, logotipo S e pedaleira esportiva revelam um carro diferenciado. As rodas aro 18, os discos de freios enormes, o motor potente e o câmbio e ciente rati cam o potencial esportivo do modelo

Audi S3 Sportback

• MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, injeção direta, turbo, duplo comando variável • TRANSMISSÃO manual automatizada, dupla embreagem, seis marchas, modo esportivo, borboletas no volante, tração integral, bloqueio eletrônico do diferencial • DIMENSÕES comp.: 4,30 m larg.: 1,77 m alt.: 1,40 m ENTREEIXOS 2,578 m • PORTA-MALAS 302 litros • PNEU 225/40 R18 • PESO 1.495 kg • GASOLINA • POTÊNCIA 256 cv a 6.000 rpm • TORQUE 33,6 kgfm de 2.500 a 5.000 rpm • VEL. MÁXIMA 250 km/h (limitada ) • 0 100 km/h 6,0 segundos • CONSUMO cidade: 8,9 / estrada: 14,7 (Europa) • CONSUMO REAL N/D

As linhas quadradas são sutilmente quebradas pelas curvas da lanterna e outros elementos arredondados, como suas salientes caixas de roda

CONTRAPONTO

• Apesar de me esforçar para dar sempre uma opinião complementar à de meu colega neste espaço, devo admitir que, algumas vezes, isso ca bem complicado. É o caso do modelo avaliado neste mês. O S3 Sportback é aquele tipo de carro do qual qualquer motorista sai encantado. Motor, câmbio (esse manual automatizado da Audi com dupla embreagem é um show à parte: sem perdas e certamente mais rápido que as trocas manuais), suspensões, volante, posição de dirigir, tudo é impecável e legitimamente esportivo. Até a cor, como citou o Flávio, é uma marca registrada e inspira à velocidade.

Mas quando você recorre à tabela de preço e descobre que ele custa mais de R$ 200 mil… É como um banho de água fria. Por outro lado, não acho que a versão mansa (A3 Sportback) seja um substituto à altura, apesar do zero a 100 km/h próximo. Por isso, se eu quisesse mesmo um pequeno esportivo, acho que pagaria o preço. Ou talvez pensasse em optar por um BMW 130i, abrindo mão da exclusividade de ter um exemplar da Série S. Talvez…

Ana Flávia Furlan| Editora