Motor News

0
69

POLO GANHA DUAS NOVAS VERSÕES

A partir deste mês está disponível nas concessionárias VW o Polo Hatch GT e o Polo Sedan Comfortlile, ambas as versões equipadas com motor 2.0 Flex. Além da nova motorização, as configurações 1.6 e 2.0 do Polo Sedan Comfortline, passaram por um realinhamento expressivo de conteúdo e preço. Os itens acrescentados são ar-condicionado Climatronic, som com CD Player e função MP3, conectividade Bluetooth, entradas para SD-Card e dispositivos USB e espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento automático em marcha à ré. Esse conteúdo, segundo a montadora, soma ao veículo cerca de R$ 3 mil, que não serão repassados ao consumidor. Os preços baixaram de R$ 59.570 na versão 2.0 para R$ 56.490. Com motor 1.6 o carro passou de R$ 55.210 para R$ 54.690.

Lenda das pistas


A Audi Tradition da Alemanha reconstruiu o Auto Union Type C, que fez história nas competições em 1936. Com motor 16 cilindros de 520 cv, o carro chegava a atingir os 340 km/ h. Para abrilhantar ainda mais a festa de comemoração dos 15 anos da marca no Brasil, a Audi trouxe a raridade, que ficou em exposição entre os dias 11 e 14 de setembro no Porão das Artes, no Parque do Ibirapuera.

Lei seca pode reduzir seguro

A queda do índice de acidentes, por conta da lei seca, pode deixar o valor dos seguros mais baratos. Se os índices se estabilizarem até o fim de 2008, a redução das apólices pode ficar entre 5% e 10%. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no mês de julho deste ano houve uma queda de 14,6% nas mortes nas estradas.

Preço de carro zero mais estável

Segundo pesquisa mensal feita pela agência AutoInforme, depois da queda de preço do mês de julho, o valor do carro zero voltou a subir em agosto. Mas, desta vez, a alta foi bem pequena, apenas 0,07%. No acumulado deste ano, o aumento foi de 1,95%. Já no mesmo período do ano passado, o preço subiu 2,73%. Isso mostra que as condições de compra são bastante favoráveis.

 

“A idéia é renovar toda a nossa linha. Os modelos de maior volume serão fabricados aqui, os de menor teremos que importar”,

anunciou o vicepresidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, durante apresentação à imprensa da Meriva 1.4. Uma declaração que confirma a reportagem de capa da ed. 306 de MOTOR SHOW, que trazia a chamada: “GM muda tudo!”

 

C4 mais comportado

Em relação ao desenho do C4 VTR, já vendido aqui há tempos, ou as pessoas se apaixonam ou torcem o nariz. O design agressivo, principalmente do vidro traseiro, não agrada aos mais conservadores. Agora, a Citroën finalmente mostra no Salão de São Paulo – e começa a vender em fevereiro do ano que vem – o C4 em versão quatro portas. Não podemos chamar de novo porque na Europa já há um modelo 2009 diferente do que será vendido aqui. No velho continente, o carro recebeu pequenas alterações na grade dianteira e no pára-choque e agora roda impulsionado por um novo motor desenvolvido em parceria com a BMW, com 150 cv (o nosso terá 143 cv, como o VTR atual).

Rodízio de caminhões

melhora, mas não resolve Com a ampliação do rodízio de caminhões em São Paulo, a Secretaria de Transportes da cidade pretende retirar de circulação 20% (32.705 unidades) da frota na capital. Mas, de acordo com dados do Detran, o aumento de veículos emplacados em São Paulo deve compensar essa redução em pouco tempo. O órgão informa que de janeiro a julho deste ano, a frota total da cidade aumentou em 239.148 veículos.

Salão do Automóvel na net

Desde o início do mês de agosto já está no ar o site oficial do Salão do Automóvel de São Paulo. Lá, o internauta poderá comprar os ingressos do evento, além de ficar a par de todas as atividades e algumas notícias das principais atrações. Outro ponto interessante são as dicas de hospedagem para aqueles que chegam de outras cidades ou Estados.

Audi R8 GT3

A partir de 2009, um novo modelo estará disponível para competir nas categorias GT3 de todo o mundo. A divisão esportiva da Audi anunciou o lançamento da versão de pista do superesportivo R8. As diferenças entre o R8 de pista e o de rua estão na tração, que para a pista tem que ser traseira, no câmbio esportivo de seis marchas, nos itens de dentro do carro, como bancos concha e santantônio, em algumas modificações na parte dianteira, e em uma asa, que contribui na aerodinâmica da parte traseira do carro.

Doação Milionária

Segundo notícia publicada no Jornal Folha de S. Paulo, um empresário que preferiu manter o anonimato, doará 200 carros antigos avaliados em cerca de R$ 60 milhões, para que seja feito um Museu do Automóvel no Autódromo de Interlagos. A construção do local também seria bancada pelo generoso cidadão.

 

Charme ao volante

Entrou no ar o primeiro site automotivo com conteúdo voltado exclusivamente para o público feminino. No portal, é possível encontrar lançamentos, dicas para compra e venda de automóveis, manutenção preventiva e cuidados com a segurança ao volante. Além do conteúdo automotivo, também há reportagens de comportamento, moda, beleza e viagens. O endereço é: charmeaovolante.com.br

 

Novos Nissan no Brasil

A nova Nissan Frontier 2009 tem como principal novidade sua fabricação no Brasil e novas ver-sões de acabamento. Já o Livina e sua versão Grand Livina, para cinco e sete passageiros respectivamente (na foto), chegam no primeiro semestre do ano que vem com motores 1.6 e 1.8 flex.

Maior venda da Scania para um só cliente

Em uma negociação que envolveu R$ 125 milhões, a Scania realizou a maior venda de sua história para um só cliente. Foram 260 unidades dos modelos P420 8×4 e P420 6×4, vendidos para a construtora Odebrecht. Em seus 51 anos no Brasil, a marca nunca havia fechado uma negociação deste porte com um só cliente. Grande parte dos caminhões será usada em São Paulo nas obras do Rodoanel.

Adolescente de Ferrari

A empresa britânica Red Letter Days, especializada em realizar sonhos, lançou um novo pacote para proporcionar a adolescentes a experiência de dirigir um Ferrari em um circuito de corrida. Antes de acelerar a máquina italiana, o adolescente terá aulas com um instrutor e andará com outros carros mais fracos. Os modelos usados são o F360 e o F550. Não é necessário ter habilitação e o preço da experiência é 80 libras (R$ 243).

GM faz recall de 944 mil carros nos EUA

A GM anunciou em agosto, nos EUA, o recall de 944 mil carros. Segundo a montadora, o problema está no sistema de aquecimento do limpador de pára-brisa. O defeito do aparelho pode provocar maufuncionamento dos controles eletrônicos, fumaça e até fogo. A ação foi anunciada depois de relatos de nove acidentes com fogo ligados ao sistema.

R$ 13 bilhões

Foi quanto atingiu o saldo de crédito para aquisição de automóveis no mês de julho

Civic chega à marca dos 300 mil

Sendo fabricado na planta de Sumaré (SP) desde 1997, o Honda Civic atingiu a marca das 300 mil unidades produzidas recentemente. O Civic foi o primeiro carro importado da marca a chegar ao Brasil, em 1992. Cinco anos depois, foi ele quem inaugurou a linha de produção da Honda na fábrica de Sumaré.

 

Ondelius: 205 cv e 22 km/l

No Salão de Paris, a Renault vai apresentar o conceito Ondelius, um veículo para seis passageiros, divididos em três fileiras de bancos, com quase cinco metros de comprimento e uma série de inovações que o faz atingir a marca de consumo de apenas 22 km/l, mesmo com 205 cv de potência. Isso graças ao motor híbrido diesel/elétrico, freios regenerativos e à tecnologia start-stop (desliga o motor quando o carro está parado, mesmo que por poucos instantes). Tudo isso com emissão de CO2 de apenas 120 g/km. Um laboratório para o futuro do carro sustentável.

Primeiros testes de MOTOR SHOW

Este mês, publicamos a primeira medição feita pela equipe da revista em parceria com a oficina Frisontech. No comparativo entre Captiva Sport e Honda CR-V, você pode conferir os números. A análise é feita com quatro gases dos gases principais de escape: O2 (oxigênio), CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e CO2 (dióxido de carbono). Em breve teremos novidades e mais testes para auxiliar o leitor na busca pelo carro ecologicamente correto.

A polêmica do diesel limpo

No início do ano que vem, o Brasil terá um diesel mais limpo – ou pelo menos deveria. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a nova norma entra em vigor em 2009. Mas os motores de caminhões e ônibus vendidos no Brasil não estão prontos para o combustível limpo, que terá, em vez das atuais 500 a 2.000 ppm (partes por milhão) de enxofre, apenas 50 ppm, como o usado na maior parte da Europa. Sem os motores prontos, o benefício do diesel limpo é baixo (10% menos material particulado, contra 70% de redução em motores modernos) e a Petrobras avisa que não disponibilizará o combustível nestas condições. As montadoras provavelmente terão até meados de 2010 para se adaptar. A questão continua sendo discutida, e esperamos que montadoras e Petrobras entrem em um acordo – pelo bem de nossos pulmões.

Informação ZERO

Fizemos um levantamento nos sites de todas as montadoras que vendem carros no Brasil e o resultado, em termos de preocupação ambiental, é chocante: das 31 montadoras, apenas duas – BMW e Volvo – divulgam dados de emissão de gases (apenas CO2). Já o consumo de combustível, uma preocupação crescente no mundo, tanto por motivos econômicos quanto ambientais, só é divulgado ao consumidor por seis fabricantes: Audi, BMW, Dodge (só Journey), Mercedes, Porsche e Renault. A situação é pior ainda com Honda e Citroën: não costumam divulgar os dados de consumo nem para a imprensa. Exigimos uma mudança de postura!

“Nossos pulmões são iguaizinhos aos dos europeus”

Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, falando sobre a diferença entre o diesel europeu e o brasileiro

SHARE
Artigo anteriorA nova cara da Chevrolet
Próximo artigoMotorNews