A Mercedes divulgou as primeiras imagens oficiais de sua nova station wagon. Denominado Classe E Estate, o veículo terá as mesmas opções de motorização do sedã: 3.5 V6 com 272 cv ou 5.5 V8, com 388 cv. Além disso, há mais três versões movidas a diesel, apenas para o mercado europeu. Apesar de o lançamento estar programado para o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a marca da estrela de três pontas exportará o veículo para o Brasil apenas no ano que vem. Para ter um na garagem. os alemães deverão desembolsar entre 55.200 euros (R$ 145 mil) e 70.200 euros (R$ 185,4 mil).

Artista: Marcela Carter / CHS Produtora de Rádio e TV Ltda. www.chsprodutora.com.br

Badoer no lugar de Massa

Depois que Michael Schumacher cancelou sua participação no GP de Valência, alegando dores do pescoço por conta de uma queda de moto, a tarefa de substituir Massa fi cou com o italiano Luca Badoer. Em Valência, Badoer quebrará um jejum de participação de italianos na Ferrari, que não ocorre desde 1994. Massa, ainda em recuperação, terá que assistir à corrida pela tevê.

Mototáxi

A lei que regulamenta as profi ssões de mototaxista, motoboy e motofrete foi sancionada pelo presidente Lula no fi nal do mês passado. Agora, para exercer tais atividades, o motocicilista deve ter no mínimo 21 anos de idade, habilitação há pelo menos dois anos e ainda passar por um curso específi co realizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Equipamentos como coletes refl etores também serão exigidos, e o prazo para os ajustes é de um ano. Vale ressaltar que tanto o curso quanto as punições para quem desrespeitar a nova lei ainda estão em estudo. Fica a critério das Câmaras Municipais defi nir regras específi cas para cada cidade.

PT Cruiser de “cara nova”

Ao contrário do que se comentava, o PT Cruiser não sairá de linha em 2010. A montadora decidiu que o modelo, lançado em 2001 e vendido em mais de 60 países –, continuará sendo produzido e passará por reestilização. Fabricado em Toluca, no México, o veículo de visual retrô voltará a ser comercializado na versão conversível e ainda terá novas versões (ainda não especifi cadas). Até o momento, o modelo passa do 1,3 milhão de unidades vendidas mundo afora. Com o novo design, ganha mais algum tempo de vida.

“Ele é um ignorante sobre F-1. Não entende nada do que está acontecendo dentro da equipe”,

Nelsinho Piquet, criticando seu ex-chefe, Flávio Briatore, em entrevista à revista inglesa Autosport

Piquet pode comprar equipe

Com a demissão de Nelsinho Piquet anunciada pela Renault no começo no mês passado e a saída da BMW da categoria, surgiram boatos de que “Nelsão” estaria pensando em comprar a estrutura do espólio da marca alemã e tornar-se sócio de Peter Sauber, que tem 20% de participação no time e anda em busca de possíveis

investidores para não tirar o time do mundial no ano que vem. A possibilidade de compra ainda não foi confi rmada pelo tricampeão, mas, fechando o negócio, além de aumentar sua infl uência na categoria, ele garantiria um lugar para seu fi lho no mundial de 2010.

Itaipu + Fiat = emissão zero

Uma parceria entre a Itaipu Binacional – operadora da hidrelétrica de Itaipu – e a Fiat visa o desenvolvimento de um ônibus elétrico. Por enquanto, o veículo ainda está na fase de projeto, mas estima-se que o protótipo comece a rodar em Itaipu em novembro, completando a frota ecologicamente correta utilizada pela geradora. A aposta em veículos verdes tem como objetivo reduzir a zero a emissão de gases na atmosfera e assim também baixar os preços.

Sistema Antiatropelamento

A Volvo trabalha no desenvolvimento de uma nova tecnologia para equipar seus automóveis. Trata-se de um novo sistema antiatropelamento: com ele, o motorista fi ca livre da colisão com pedestres. A montadora sueca alega que o dispositivo freia o veículo, caso esteja numa velocidade de até 20 km/h. Se, porventura, o motorista trafegar com uma velocidade superior, a redução do impacto é de até 75%. Atualmente, o sistema está sendo testado em bonecos. A promessa é de implantar o equipamento em 2010.

Novas categorias no Brasil

Três novas categorias farão suas temporadas de estreia nos autódromos brasileiros. A Porsche Cup Light já entrou na pista no mês passado: a categoria usa os carros da Porsche Cup de 2006 e é recomendada para iniciantes endinheirados que gostam de velocidade. Outra novidade está ligada à Fiat.

A montadora, em conjunto com a RM Racing Events, que pertence a Felipe Massa, lançará o Troféu Linea, que usará motor 1.4 T-jet e câmbio sequencial, e a Fórmula Future Fiat, que tem como objetivo ser uma categoria-escola para os pilotos que saem do kart e usará carros importados da França com motor da Fiat Powertrain Technologies.

Os americanos jogam Carros no lixo

Os cidadãos norte-americanos acabam de receber um novo incentivo por parte do governo. O objetivo do programa, chamado de “Cash for Clunkers” (Grana por Sucata, em português), consiste em incentivar os proprietários a jogar seus carros velhos no lixo, literalmente, e trocar por veículos novos e menos poluentes. Cada pessoa recebe uma ajuda de cerca de US$ 4,5 mil (R$ 9 mil) na compra de um automóvel novo. O investimento do governo foi de US$ 3 bilhões, e a estimativa é de que se descartem 250 mil veículos de todos os segmentos até o início de novembro.

O Brasil é novamente palco para a F-Indy

O ano de 2010 será marcado pela volta da Fórmula Indy ao Brasil. A etapa brasileira abrirá a temporada 2010 da categoria no dia 14 de março. As cidades candidatas a receber o evento são Salvador e Rio de Janeiro. A notícia tem se espalhado pelos bastidores da categoria. O piloto Tonny Kanaan já andou dizendo por aí que seria uma emoção especial correr em casa e que espera que o Brasil não saia mais do calendário da Indy.

Harley Davidson apresenta novos modelos

O final de julho foi a data escolhida pela Harley Davidson para apresentar os novos modelos da linha 2010. Ao todo são nove motocicletas, o que, segundo a empresa, representa o maior número de lançamentos em um único ano em toda a história da marca, que já comemora seu 106º aniversário. Quanto às motos, são nove no total: cinco de série e quatro personalizadas. Os preços partem de R$ 25 mil.

foi quanto cresceram as vendas de automóveis da Audi em todo o mundo. Os dados são referentes a julho de 2009, na comparação com o mesmo mês de 2008. A montadora destaca o Q5 como um dos maiores responsáveis pelas comercializações na Ásia. Só a China teve 13.399 carros vendidos no período – uma alta de 42,5%.

“Teremos vários produtos novos para o Brasil nos próximos anos. Podemos conquistar a liderança do mercado brasileiro, mas não vou dar uma data para isso”

Nick Reilly, vice-presidente de operações globais da Nova GM, em entrevista coletiva em São Paulo

Agile finalmente

Pouco antes do fechamento desta edição, a GM divulgou a primeira imagem oficial do compacto Agile. Para a próxima edição, o carro já estará nas páginas de MOTOR SHOW. Por enquanto, o que é sabido é que o modelo vem para inaugurar uma nova linha de produtos, a denominada família Viva.

Mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o conceito GPiX passou para o consumidor brasileiro quais eram os novos direcionamentos de design da marca para a nova linha. O Agile carrega essa nova identidade em suas formas, mas, diferentemente do conceito, entrará no mercado para brigar com Punto e Polo, pois estima-se que seu preço gire em torno dos R$ 40 mil. Tudo indica que o modelo usará o propulsor 1.4 flex de 105 cv de potência. O compacto é só o primeiro lançamento de uma família, que contará ainda com um jipe urbano – que se aproxima ainda mais do GPiX –, uma picape e, talvez, um sedã familiar. O modelo já está rodando, sem fazer questão de se esconder, em nossas ruas. Dias antes de receber a foto oficial, nossa equipe flagrou o modelo em duas ocasiões, com disfarces, próximo à fábrica da marca em São Caetano do Sul.

No alto da página, a imagem oficial. Acima e à esquerda, esboços do modelo. À direita, o conceito GPiX e o Agile flagrado por nossa equipe no ABC (SP).