Novidades para o Brasil

Juntamente com o anúncio de investimento de R$ 1 bilhão no mercado brasileiro, o presidente da Renault do Brasil, Jean Michel Jalinier, con rmou o lançamento, no País, de um utilitário esportivo feito sobre a mesma plataforma do Dacia Duster – desenvolvido na Romênia, será vendido na Europa neste ano. O carro brigará com o Ford EcoSport, líder de vendas do segmento.

Outra novidade, que também chegará ao Brasil em 2011, é um compacto da Toyota que será apresentado no começo deste mês no Salão de Nova Délhi, na Índia. Tudo indica que este seja o modelo que será produzido na nova fábrica da marca em Sorocaba (SP) e exportado para todo o Mercosul. Estima-se que custe R$ 25 mil, para brigar com outros modelos de entrada.

Um substituto à altura do Mégane

Assim como MOTOR SHOW já havia adiantado, o Renault Fluence, apresentado no último Salão de Frankfurt, chegará ao Brasil para substituir o Mégane. A montadora adiantou que o sedã médio terá sua fabricação iniciada em 2011 – tanto na Turquia quanto no polo industrial da Argentina – e, assim, seria comercializado no mercado nacional sem imposto de importação. Com medidas generosas – 4,62 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 530 litros de porta-malas, o modelo terá a difícil tarefa de bater os japoneses Corolla e Civic.

Ônibus ecológicos

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, diz estar decidido a dar às empresas de ônibus o direito de vender créditos de carbono, caso elas troquem em suas frotas o diesel pelo etanol. Assim, os cerca de 15 mil ônibus que circulam hoje abastecidos a diesel iriam rodar com etanol, o que diminuiria bastante a emissão de poluentes na atmosfera. Kassab ainda a rmou que o grande problema para as empresas seria com relação ao custo de operação do sistema, já que o etanol gasta mais, em volume de combustível, que o óleo diesel.

GM sob nova direção

Apenas oito meses após assumir o cargo de presidente do Grupo General Motors, Fritz Henderson renunciou ao posto em dezembro. O executivo será substituído provisoriamente por Edward Whitacre (foto), que até então era presidente do conselho administrativo do conglomerado. Segundo a corporação, o nome do substitutode nitivo não vai demorar para sair. Em março deste ano, Henderson assumiu o cargo de Rick Wagoner, que deixou a posição durante a crise econômica a pedido de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos.

“Nossa equipe de engenharia e design está desenvolvendo um carro sobre a mesma plataforma do Duster. Quando vocês o virem, dirão qual vocês preferem”

Jean Michel Jalinier, presidente da Renault do Brasil, sobre o carro que chegará em 2011 para brigar com o Ford EcoSport