01/10/2007 - 0:00
Renault Sandero
A Renault anunciou que começa a comercializar no Brasil o compacto Sandero. A cara não parece, mas trata-se do Logan em versão hatch. Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, este novo dois volumes estará uma categoria acima do Clio, que terá seu preço reposicionado, para ser o veículo de entrada da marca. Estará disponível com motorizações 1.0 e 1.6 de 16V e 8V. Seus principais rivais, segundo a Renault, serão VW Fox, Chevrolet Corsa, Ford Fiesta, Fiat Punto e Peugeot 206. Entre suas características mais notáveis está o fato de ser um dos mais espaçosos de sua categoria.
Pilotos da Capital
A escola de pilotagem de Roberto Manzini é bastante conhecida em São Paulo, onde, além de oferecer cursos como direção defensiva, forma pilotos de competição. No mês passado, inaugurou uma filial em Brasília, em parceria com a Renault, onde disponibiliza os mesmos cursos. Os carros usados no curso são Clio Sedan 1.6 16V, adaptados para o curso e para as competições.
Cá e lá
Enquanto aqui no Brasil a obrigatoriedade da instalação de sistemas de rastreamento nos veículos já na linha de montagem, a partir de 2009, causa polêmica, nos Estados Unidos a coisa é bem diferente. Aqui, airbags e ABS são itens pouco comprados, lá são obrigatórios. E, para aumentar a segurança nas ruas e estradas, agora os americanos devem obrigar todos os carros a ter, também, airbags laterais como itens de segurança obrigatórios. Cada um com suas prioridades….
Citroën C42
Não, não se trata de um novo carro da marca francesa. O “C” é uma referência à famosa avenida Champs Elysées, em Paris, França. E 42 é o número do prédio que a marca possui na avenida desde 1928 e que passou por uma grande reforma. Será o primeiro prédio novo na tradicional avenida desde 1975, com fachada em vidro e formas do símbolo da Citroën. Servirá como showroom da marca, além de abrigar exposições da história da montadora e visões do futuro dos automóveis.
Volvo (ainda) mais seguro
Já que segurança se tornou uma marca registrada da Volvo, a montadora continua se mantendo na vanguarda da tecnologia de segurança automotiva. O sistema de “aviso de colisão” que já é vendido aqui, no S80, agora evolui mais um pouco. Enquanto o atual usa apenas um radar para detectar outros veículos, o novo sistema combina o radar com uma câmera e freia o carro sozinho em caso de emergência. A vantagem em relação ao sistema anterior é que a câmera detecta melhor obstáculos que estão parados, principal deficiência do radar.
Acabou a exclusividade
A copa Troller, competição off-road antes exclusiva para os clientes da marca, a partir deste mês, abre suas portas para carros de outras montadoras. Mas, para poder competir, é preciso ser convidado por um participante já inscrito na categoria, e que participe da mesma etapa. Sem dúvida, seria melhor se a Troller acabasse de vez com as restrições. Assim, divulgaria mais seus produtos e conquistaria mais clientes.
“O Vectra GT será o melhor hatchback médio premium do País, o mais desejado e também o líder de vendas de seu segmento”
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, no lançamento do Vectra GT em Trancoso, Bahia
Compro um carro ou pago a escola?
Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que os brasileiros gastam mais com carro do que com educação. Isso em todos os segmentos socioeconômicos. Em famílias em que o responsável pelo domicílio tem 11 anos ou mais de estudo, por exemplo, os gastos com educação representam 4,9% do orçamento, enquanto a aquisição de veículos ou combustível representa 10,8% dos gastos totais da família.
Novo Honda Accord
A Honda já apresentou nos EUA a nova geração do Accord, sedã que é líder de vendas da marca por lá. Foram mostradas duas versões do carro, cupê e sedã. Como já acontece, apenas a última deve ser vendido aqui, já no primeiro semestre de 2008. Serão dois motores para o sedã: um quatro cilindros de 180 cv e um V6 3.5 (o atual é 3.0) de 273 cv com desligamento automático de dois ou três cilindros, para economizar combustível.
Flexpedition cruza o Brasil mais uma vez
Depois de cruzar o Brasil do Chuí ao Oiapoque, no ano passado, a GM está Flexpedition cruza o Brasil mais uma vez realizando uma nova Flexpedition, que vai rodar mais de 8.200 km, cruzando o País de leste a oeste. O comboio será formado por Corsa Hatch 1.4, Prisma 1.4, Vectra Expression 2.0, Blazer Advantage, S10 Executive diesel e Tracker. Na foto, os carros “posam” em frente ao Memorial JK, em Brasília. Ainda vão rodar muito até chegar ao Acre!