PEUGEOT 208 2013

O hatch será nacionalizado e vendido por aqui a partir de 2013. Disponível em duas carrocerias (três e cinco portas) conviverá ao lado do modelo 207. “Esse modelo marca verdadeiramente uma nova etapa, determinante para a Peugeot”, diz Alain Tranzer, diretor do projeto A9 – sigla que identifica o carro na fábrica. O modelo chega na Europa no primeiro semestre do ano que vem. Outra notícia é à volta da série Quicksilver para o 207. Limitada a 500 unidades, tem preço de R$ 44.300. Disponível somente na carroceria de quatro portas e com motor 1.6, tem rodas de liga leve diamantadas e detalhes de alumínio.

Chevrolet Agile Wi-Fi

A parceria com a operadora TIM resultou nessa edição especial do hatch. Limitada a mil unidades, permite acesso gratuito à internet por um ano. A navegação é feita por aparelhos com conexão Wi-Fi, por exemplo, smartphones, notebooks e tablets. Em até 20 dias após a compra, o proprietário recebe um roteador, o carregador e as instruções para fazer a instalação. Ideal para quem gosta de ficar “plugado” na internet o dia inteiro.

 

Ducati 1199 Panigale

A Superbike foi apresentada no Salão de Milão, de 10 a 13 de novembro, na Itália. Segundo a marca, o motor Superquadro bicilíndrico de 1.199 cm³ e 195 cv é o mais potente já produzido. O peso seco é de 164 kg. A Panigale é fabricada com chassi do tipo monocoque e com tecnologias ABS, controle de tração, suspensões com ajustes eletrônicos, acelerador eletrônico, controle de freio motor e o Quick-Shift que melhora as trocas de marchas. A moto chega às concessionárias europeias no início de 2012 em três versões: 1199 Panigale, 1199 Panigale S (mais apimentada) e 119 Panigale S Tricolori (com esquema de cores exclusivo).

 

“Esse novo investimento reitera a nossa disposição de continuar crescendo no Brasil, com a ampliação da fábrica de motores de Taubaté, que adota os padrões mais avançados de tecnologia e qualidade. Ele faz parte da visão de negócios da Ford, com o objetivo maior de entregar o melhor em qualidade, economia e satisfação para os clientes”

Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul

 

VW Kombi na Holanda

A nossa “velha senhora” Volkswagen Kombi está sendo exportada para a Holanda. Por lá, o T2 Microbus, nome dado ao modelo, é oferecido em três versões. A Trendline custa 44.995 euros ou R$ 107.293 já com os impostos. Já a Comfortline sai por 49.995 euros (R$ 119.916) e a topo de linha Highline tem preço de 55.995 euros (R$ 134.308). A expectativa de vendas da VW Holland é de 25 a 50 unidades por mês. O motor é o 1.4 Flex de 80 cv. O câmbio é manual de quatro marchas. Alguns equipamentos são o forno embutido, sofá-cama, som, entre outros.

Renault Sandero Stepway com câmbio automático

Depois de o Logan receber a transmissão automática sequencial de quatro marchas, agora é a vez de a versão aventureira do hatch se beneficiar. Esse câmbio é o mesmo já utilizado no Sandero Privilège desde que foi reestilizado. O sucesso foi tão grande que a caixa passou a equipar o sedã e agora o Stepway. Com preço de R$ 47.490, tem motor 1.6 16V de 112 cv (etanol).

 

Itaipava GT BRASIL

A decisão do título da Itaipava GT Brasil ficará para os dias 17 e 18 de dezembro, em Interlagos (SP). Na penúltima etapa, realizada em novembro, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o abandono de Matheus Stumpf e Valdeno Brito (Ford GT), nas duas corridas do final de semana, resultou na perda da liderança do campeonato para Xandy Negrão e Xandinho Negrão (Lamborghini LP600). Na GT4, Cristiano Federico e Caio Lara (Ferrari Challenge) poderiam ter levantado o caneco por antecipação, mas se envolveram num acidente com os vice-líderes e atuais campeões da categoria, Fábio Greco e Valter Rossete.

R$ 500 milhões

Será a quantia investida pela Ford em Taubaté (SP) para preparar a unidade para o aumento de exportação do motor Sigma. Dez milhões de motores e transmissões já saíram do polo industrial.

 

Audi A1 Sportback

Na Europa, foi lançada a versão quatro portas do menor modelo da marca. As dimensões não foram alteradas. Ou seja, o carrinho continua com os mesmos 3,95 m de comprimento. A mágica está nas portas traseiras menores e no novo assento traseiro. Comercializado com quatro motores TFSI a gasolina e três TDI a diesel, a potência varia de 86 cv a 185 cv. A transmissão S-Tronic, de sete velocidades, pode equipar alguns motores.

 

Volkswagen Amarok fica mais equipada

A picape média chega mais equipada e com reajuste nos preços. Agora, a versão de entrada tem preços de R$ 90.890 e R$ 94.890 (tração nas quatro rodas). O airbag, para o motorista e passageiro, é opcional. A Trendline é comercializada por R$ 105.990. Além disso, a versão de topo, Highline, passa a vir de série com sensor de estacionamento, sistema de áudio com bluetooth e alarme. Como opcional há o rádio RNS 315 (também disponível para a Trendline) com tela de 5″. A nova SE (os preços não foram divulgados) traz o motor 2.0 litros com dois turbos de 163 cv (o mesmo da Trendline e Highline), tração 4×4, rodas de liga leve e airbag para motorista e passageiro.

 

RAID 2 CV FAZ ESTREIA NO BRASIL

Ele pode ser feio para algumas pessoas, mas o Citroën 2 CV (ou Deux Chevaux, em francês) mantém uma legião de fãs ao redor do mundo. O simpático carrinho foi apresentado no Salão de Paris de 1948 e fabricado até 1990. No total, somou mais de cinco milhões de unidades produzidas. A adoração pelo carro é tamanha que deu origem a uma caravana que cruza o mundo. “O carro francês sempre foi um símbolo de aventura e juventude”, diz Jean-Francois Barbin para justificar o espírito aventureiro.

O Raid 2 CV surgiu em 1990 e é realizado a cada dois anos. Comandado por Jean-Pierre Lenfant, da empresa Peter Pan Productions, a expedição já passou por Marrocos, Portugal, Patagônia, Mongólia-China, Chile e Bolívia, entre outros países. Este ano, a largada aconteceu em Fortaleza (CE), no dia 24 de outubro. Os 33 modelos de diversos anos de fabricação seguiram até São Luís do Maranhão (MA) e retornaram ao ponto de largada. Foram 2.200 quilômetros percorridos. Todos os carros tinham uma autorização especial para evitar problemas com as autoridades locais. Além disso, os Deux Chevaux eram “envenenados” para suportar as condições da prova em oficinas especializadas ou pelos próprios proprietários. Muitos tinham mudanças na suspensão, no motor, nos freios e alguns tinham o para-lama traseiro recortado (como na versão Sahara) para facilitar a troca de pneu. “O 2 CV é muito simples de mexer e confiável”, diz o participante Jean-Pierre Gueho.

“Verdade. O carro é como se fosse um brinquedo. Ótimo para viajar para qualquer lugar”, completa Daniel Dillios, um dos participantes franceses. “É a quinta vez que a gente participa do Raid. É uma maneira diferente de descobrir lugares. Além de barato, o carro é muito fácil de guiar”, explica Amandire Morhaim, que participa com a amiga Anne Odru. Entre os participantes estava Johan Lefevre, um senhor que já visitou 24 países e percorreu mais de 110 mil quilômetros a bordo do seu 2CV. Pegar um avião no aeroporto? Para eles, é uma ideia fora de cogitação.

Trinta e três unidades de Citroën 2CV, o carrinho francês dos anos 40, percorreram 2.200 quilômetros entre as cidades de Fortaleza, no Ceará, e São Luís, no Maranhão

 

CITROËN conquista oitavo título do mundial de rali

O francês Sébastien Loeb sagrou-se campeão do mundial de rali (WRC) pela oitava vez consecutiva. A decisão do título aconteceu na última etapa da temporada, realizada no País de Gales, na Inglaterra. Agora, Loeb tornou-se o piloto com o maior número de títulos no automobilismo e superou até o heptacampeão Michael Schumacher (Fórmula 1). Loeb tem 37 anos e soma 67 vitórias no WRC.

 

JAC terá fábrica no Brasil

A JAC Motors lançou, no início de novembro, a série especial Brasil. Sem mudança nos preços, os carros vêm com bancos de couro e película nos vidros para comemorar a sua fábrica nacional. O polo industrial da marca será em Camaçari (BA). De acordo com o anúncio feito em Salvador, o investimento previsto é de US$ 900 milhões, dos quais 80% financiados pelo grupo SHC, representante da marca no Brasil, e os outros 20% vindos da JAC Motors. Também está previsto o lançamento de um novo carro. As obras iniciam no começo de 2012 e a capacidade produtiva será de 100 mil unidades/ano em dois turnos. Nessa primeira fase, segundo a empresa, serão gerados cerca de 3,5 mil empregos diretos e outros dez mil indiretos.

 

Mercedes C180 com Comand Online

Antes disponível para o Mercedes C250 Turbo Sport, o Comand Online passa a ser oferecido também ao C180 (R$ 123.900). A conectividade é o grande atrativo: acesso à internet com o carro parado ou em movimento, GPS, reprodução de música sem fio e bluetooth. Para ter acesso ao sistema multimídia é preciso conectar o celular via bluetooth. O display colorido do painel tem 17,8 cm. Além disso, o sistema traz um disco rígido de 40 GB, rádio, leitor de DVD/CD e USB no porta-luvas.

 

Kia Soul de cara nova

Sucesso absoluto no mercado brasileiro, o crossover coreano ganhou o seu primeiro facelift e também estreou o novo câmbio manual, ou automático, de seis marchas. Os retoques visuais aparecem nos para-choques redesenhados, nos faróis e luzes de neblina, nas lanternas, na grade do radiador e na grade inferior do para-choque traseiro. As rodas de 16″ e 18″ têm novo desenho. Por dentro, há novos acabamentos no volante e no console de câmbio, logotipia Soul nos encostos dos bancos e forros de portas, no painel de instrumentos com grafia renovada, nos controles do ar-condicionado, o painel que abriga o botão do pisca-alerta, o tampão superior do porta-malas, o imobilizador e o indicador de troca de marchas no painel (versão manual) e o indicador Eco-Drive (versão automática).

 

Mais um ano de Xtreme Motorsports

O X-Treme Motorsports foi realizado de 17 a 20 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A feira mostrou muitos carros modificados e as principais novidades do setor de customização e preparação. Aliás, uma atração despertou a curiosidade do público. O Nissan 180 SX, da Drift Show, levava os visitantes para uma volta rápida. Modificado para receber o banco extra na parte traseira, também trazia a gaiola de proteção, capacete e o cinto de segurança de cinco pontos.