Compra do Ano 2019: os 21 campeões por categoria

Analisamos a qualidade, a inovação, a dirigibilidade e o posicionamento de mercado dos 140 carros que tiveram lançamento, nova geração, facelift ou modificações técnicas revelantes nos últimos dois anos no Brasil

A partir de agora, toda vez que você vir este selo fazendo referência a um carro, saiba que ele é chancelado pela revista MOTOR SHOW como a Compra do Ano na categoria. Em sua edição 2019, concorreram somente os carros que tiveram lançamento, nova geração, facelift, modificações em motores ou novas versões. Não houve limite de preço. O período considerado foi janeiro de 2017 a outubro de 2018. Para concorrer à Compra do Ano e usar o selo em peças promocionais durante toda a temporada de 2019, os carros tiveram que ser avaliados pela equipe da revista.

As categorias foram escolhidas por sua relevância no mercado e também por seu sentido histórico (caso das peruas) ou por inaugurar novos nichos (casos dos híbridos e elétricos). O objetivo de MOTOR SHOW é triplo: 1) oferecer aos consumidores uma seleção de todos os tipos de carros existentes no mercado; 2) premiar as marcas que não abandonam mercados de bons carros devido às baixas vendas (casos dos hatches médios, das station wagons e dos monovolumes); 3) incentivar a aposta em novas tecnologias (caso dos eletrificados).

Os nomes das categorias também foram escolhidos de forma que as marcas vencedoras possam valorizar os campeões. Por isso, os vencedores da Compra do Ano 2019 aparecem na seguinte ordem: Hatch Urbano, Hatch Compacto, Hatch Médio, Hatch Premium, Sedã Compacto, Sedã Médio, Sedã Premium, Sedã de Luxo, Station Wagon, Monovolume, Híbrido, Elétrico, Esportivo, Cupê, Conversível, SUV Compacto, SUV Médio, SUV Premium, SUV de Luxo, Picape Compacta e Picape Média. Nessa última foram consideradas apenas as versões Cabine Dupla com carroceria sobre chassi. Nas compactas, foram considerados os modelos monobloco e/ou derivados de carros compactos. Entre os esportivos só concorreram carros a partir de 300 cavalos.

Este é o quinto ano que a MOTOR SHOW realiza a Compra do Ano. Pelos critérios desta edição, 140 modelos concorreram ao prêmio. Duas categorias tiveram apenas um concorrente: Hatch Médio e Elétrico. A categoria com mais candidatos foi a SUV Premium (17 carros). Em seguida, as mais concorridas foram: SUV Compacto (15 lançamentos), Esportivo (13), Hatch Compacto (12), Sedã Compacto (10) e SUV Médio (também com 10). Em relação aos anos anteriores, a Compra do Ano 2019 tem a vantagem de analisar somente as novidades. Dessa forma, MOTOR SHOW valoriza a inovação tecnológica a cada ano. Vale acrescentar ainda que os modelos foram analisados em toda a sua gama, desde as versões de entrada até as topo de linha.

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: VW Up
HATCH COMPACTO: Ford Ka
HATCH MÉDIO: VW Golf
HATCH PREMIUM: BMW Série 1
SEDÃ COMPACTO: VW Virtus
SEDÃ MÉDIO: VW Jetta
SEDÃ PREMIUM: Mercedes-Benz Classe C
SEDÃ DE LUXO: BMW Série 5
STATION WAGON: Audi A4 Avant
MONOVOLUME: Citroën C4 Picasso
HÍBRIDO: Toyota Prius
ELÉTRICO: BMW i3
ESPORTIVO: Ford Mustang
CUPÊ: Honda Civic Si
CONVERSÍVEL: Porsche 718 Boxster
SUV COMPACTO: Jeep Renegade
SUV MÉDIO: Peugeot 3008
SUV PREMIUM: Volvo XC40
SUV DE LUXO: Volvo XC90
PICAPE COMPACTA: Fiat Toro
PICAPE MÉDIA: VW Amarok