19/08/2022 - 9:53
A edição 445 da revista MOTOR SHOW está disponível a partir de hoje em versão digital, para e-readers, e logo sua versão impressa chega às bancas e outros pontos de venda pelo país. Ela tem apenas SUVs do começo ao fim, e a capa traz como principais destaques o novo SUV-cupê elétrico Volkswagen ID.5, que já avaliamos na Europa, e o Jeep Compass híbrido, ou 4xe, com o qual realizamos um teste de consumo em condições reais para dizer se vale a pena ou não.
Além disso, a MOTOR SHOW 445 traz um guia dos SUVs mais vendidos do mercado, mostrando de modo objetivo e claro quais são os pontos positivos e negativos de cada um deles. E não é só: ainda trazemos avaliações no uso cotidiano dos elétricos BMW iX e BYD Tan, do clássico Mitsubishi Pajero Sport e outras novidades do mercado.
Da nossa parceria com a italiana Quattroruote, publicamos também uma avaliação exclusiva do Audi RS Q e-tron, que participou do Rali Dakar.
Confira abaixo o editorial com os destaques da edição que está disponível para assinantes digitais da MOTOR SHOW em versões para e-readers na íntegra a partir de hoje, nas bancas semana que vem, e que terão publicação aberta para todos os visitantes distribuída ao longo das próximas semanas neste link.
O mundo é dos SUVs
Não se trata de um fenômeno novo, mas a onda dos SUVs não perde o fôlego. Os modelos de rodas grandes e carroceria alta se aproximam dos 50% de participação no mercado brasileiro, um novo recorde.
O fenômeno global de “suvificação” mudou o conceito original dos utilitários esportivos – dos antigos fora de estrada, passou a incluir também carros totalmente urbanos.
Boa parte dos SUVs hoje, principalmente os mais vendidos, usam bases dos hatches compactos dos quais derivam, mas com carrocerias diferentes, posição de dirigir alta, rodas maiores e maior vão livre do solo – embora nem isso seja garantido: pelos critérios técnicos do Inmetro, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Equinox, por exemplo, não são SUVs. Mas o mercado considera que são, e é o que importa.
Afinal, foi o mercado que levou à essa suvificação, com o sucesso dos pioneiros dessa nova era – como o Ford EcoSport (que, agora, ironicamente, deixa de ser fabricado). Foi o mercado que fez a Porsche apostar no Cayenne há 20 anos. E foi o mercado que fez até mesmo a Ferrari criar um SUV (que chega em breve, mas já desvendamos aqui).
Com tantas opções de utilitários esportivos, esta edição especial não pretende mostrar todos eles, e sim apresentar um panorama do mercado, com os modelos mais populares e outros SUVs de todo o mundo e para todos os gostos, incluindo novidades que mostram a evolução do conceito.
Além dos improváveis, porém reais, SUVs supersportivos já citados, revelamos como será a evolução do Renault Duster e de seu novo irmão de sete lugares. Depois, trazemos um guia com os modelos mais vendidos e quatro grandes novidades.
Mostramos versões, preços e uma análise rápida e objetiva com motivos para comprar (ou não) cada um deles. Nossa viagem pelo mundo do SUV continua com a releitura do inglês Land Rover Defender, o bom custo-benefício do tipicamente americano Chevrolet Equinox e a avaliação de um clássico, o japonês Mitsubishi Pajero Sport.
Claro que não podiam faltar os eletrificados: testamos o consumo real do novo híbrido ítalo-americano Jeep Compass 4xe e avaliamos a terceira geração do já citado alemão Porsche Cayenne. E também guiamos, em primeira mão, seu conterrâneo VW ID.5, que materializa duas grandes tendências: a carroceria de SUV-cupê e a eliminação do motor a combustão.
Já o chinês Tan é um SUV a bateria de sete lugares da BYD, marca que acaba de superar a Tesla em vendas globais de elétricos. Ele mostra como os modelos de seu país estão evoluindo rápido – porém ainda não chegaram ao nível de outro alemão, o incrível BMW iX, certamente o melhor SUV elétrico no Brasil hoje, que certamente não podia ficar fora deste especial.
Por fim, comparamos a primeira geração e a atual do utilitário esportivo mais vendido do mundo, o japonês Toyota RAV4, para mostrar a gênese e a evolução do conceito do SUV moderno. E ainda aceleramos, com exclusividade, o elétrico Audi RS Q e-tron, que competiu no Rali Dakar.
Flávio Silveira | Editor
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Auxílio Caminhoneiro: atualização de cadastro começa nesta segunda
+ Novo Dodge Hornet é um SUV com opção híbrida plug-in de 288 cv
+ Hyundai abre a pré-venda do novo HB20 sedã; veja os preços e versões
+ Compra do Ano 2023/Sedã Compacto: Honda City
+ Fiat promete descontos de até R$ 18 mil para público PCD
+ Royal Enfield lança Hunter 350, veja versões, vídeo e ficha técnica
+ Encontro Anual de Mustangs: shopping de SP reúne 250 modelos
+ Auxílio Taxista: benefício começou a ser pago para 245 mil motoristas
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Nissan lança serviço de carro por assinatura; veja os modelos e valores
+ Avaliação: ao volante do Jeep Compass Limited T270 2022