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A alta do dólar começa a gerar reflexos positivos para a indústria automobilística nacional. Com o real desvalorizado, Renault e a Volkswagen anunciaram recentemente que vão incrementar a exportação de componentes produzidos no Brasil para o mercado europeu.

No caso da marca francesa, a fábrica de motores de São José dos Pinhais (PR) passa a enviar para a Europa os cabeçotes do propulsor Tipo D, utilizado no Brasil nos modelos Logan e Sandero e que irá ser utilizado no Renault Clio e também nos Dacia Logan e Sandero do velho continente. Com o projeto, a planta industrial terá, segundo o fabricante, um incremento de 100% na produção, que irá saltar de 2.000 para 4.000 unidades por semana.

Já a montadora alemã planeja enviar até o fim deste ano 46 mil blocos do motor EA211 1.0 para a fábrica de Chemnitz (Alemanha). Produzidos na planta de São Carlos (SP), os componentes usados no Brasil no Fox e Up irão equipar os modelos Polo e Up.

O acordo entre a filial brasileira e a matriz alemã prevê inicialmente o envio de 90 mil blocos até o fim de 2016.