Motorista que causar acidente grave será avaliado por psicólogo

0
185
Toyota Supra acidente
Acidente de trânsito

As recentes modificações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) impuseram ao motorista que cometer acidente grave a obrigação de passar também por uma avaliação com um especialista em Psicologia do Trânsito.

+ Contran prorroga prazo do exame toxicológico para motoristas
+ Veja quais multas de trânsito podem ser convertidas em advertência
+ Cinco infrações no Código de Trânsito que quase ninguém se lembra
+ Dez multas que fazem você perder a CNH


Em vigor desde 12 de abril, a modificação alterou o artigo 268 do CTB, que prevê a obrigatoriedade de realização de curso de reciclagem aos que tiveram a CNH suspensa por exceder o limite de pontuação e aos condenados por crimes de trânsito. A medida também se aplicará a quem for condenado por delito de trânsito e àquele que for flagrado colocando em risco a segurança de pedestres e outros motoristas.

“Nesse último quesito se encaixam os motoristas flagrados fazendo racha, andando em alta velocidade na contramão, sobre a calçada ou qualquer outra conduta que a autoridade policial entenda como risco potencial de acidente”, destaca o diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) e coordenador da Mobilização Nacional de Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito, Alysson Coimbra.

Pontuação

A Lei 14.071/2020 mudou o escalonamento do sistema de pontuação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para a suspensão do direito de dirigir: 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.

Para o condutor que exerce atividade remunerada, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Isso valerá para motoristas de ônibus ou caminhões, mas também para taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.

Mais na Motor Show

+ Veja 5 SUVs usados que ainda têm visual de 0km
+ Confira os 5 carros usados mais negociados em abril
+ SUV Peugeot 2008 terá serie especial em homenagem a Star Wars
+ Motociclistas são maioria das vítimas fatais em acidentes de trabalho
+ Fim do mistério: SUV Fiat Progetto 363 aparece em imagens oficiais
+ Bugatti lança mesa de sinuca com preço de Porsche 911 no Brasil