Motorista que fumar dentro do carro será multado na Inglaterra

0
249
Multa será de 50 libras para quem for pego fumando em um carro com crianças (Divulgação)

A partir de 1º de outubro, o motorista que for flagrado fumando dentro de um carro com crianças ou adolescentes ficará sujeito a uma multa nas ruas e estradas da Inglaterra e de País de Gales.

A decisão é válida para os modelos com capota e mesmo aqueles que sejam dotados do teto solar. Apenas os donos de conversíveis ficarão isentos da proibição, mas desde que estejam trafegando com a capota aberta.

Um dos pontos curiosos da lei é que o motorista será multado até se não impedir que um dos passageiros fume dentro de um carro com outros passageiros menores de 18 anos. A multa será de 50 libras (R$ 297), valor que pode dobrar caso motorista e um dos passageiros esteja com um cigarro, cachimbo ou charuto nas mãos.


No Brasil, o motorista não é multado especificamente por estar fumando ao volante. Por outro lado, o Código de Trânsito Brasileiro considera o ato de dirigir com o braço para fora ou sem as duas mãos ao volante — situação na qual se enquadram os fumantes — como uma infração média, que resulta em multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.