Os motoristas brasileiros das categorias C, D e E têm até o dia 30 de abril para a realização do exame toxicológico.

Em decorrência disso, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) vai enviar notificações a 3,4 milhões de condutores que ainda não regularizaram a situação. O alerta será disparado nesta quarta-feira, 17, por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Vale destacar que caso os motoristas das categorias citadas, com vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre janeiro e junho, não façam o exame toxicológico até o fim do mês, eles poderão ser multados pelos Detrans (Departamentos de Trânsito) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio.

A não realização do exame no período estabelecido também é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Confira abaixo como verificar se seu exame toxicológico está em dia:

  • Acesse a área do condutor da CDT;
  • Clique no botão “Exame toxicológico”;
  • Verifique se o prazo para realização está vencido;
  • Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.

Entenda a exigência do exame

A mudança no artigo 148-A do Código Brasileiro de Trânsito foi realizada em 2017, quando foi estabelecida a exigência do exame pela primeira vez. No entanto, os prazos foram revistos e a medida chegou a ser suspensa devido a pandemia de covid-19.

Em junho de 2023, uma deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu um limite até 28 de dezembro para que a medida fosse retomada, mas o prazo foi estendido.

Laboratórios

A lista de redes de laboratórios credenciadas na Senatran pode ser observada no site da secretaria.