MotorNews


Novo Fusion em 2010

A Ford mostrou a cara do novo Fusion, que chega aos Estados Unidos em 2010. A princípio, só foram divulgadas fotos da versão Sport (foto) e do painel “SmartGauge”, da nova versão híbrida. Embora não revele muitos detalhes sobre o carro, a marca destaca as vantagens do híbrido, seguindo a tendência ecologicamente correta. Segundo a Ford, ele roda mais de 1.100 km com um único tanque – na cidade e em baixas velocidades. O tal SmartGauge ajuda a melhorar a eficiência do veículo, passando informações sobre o consumo conforme o modo com que o motorista dirige. Produzido no México, o novo Fusion deve chegar aqui depois do lançamento nos EUA. Mas não espere o híbrido tão cedo.

Mais três anos com o diesel sujo

Em janeiro próximo, o Brasil deveria começar a usar um diesel mais limpo, com menor teor de enxofre. Mas a medida, que ajudaria muito a melhorar a qualidade do ar nas cidades, foi adiada por mais três anos. O combustível mais limpo começa a ser vendido em algumas regiões em janeiro, mas com motores ultrapassados não adianta muito. Sem comentários…

“Correndo com o carro do Hamilton, até eu seria campeão”

Jenson Button, piloto da equipe Honda, sobre o jovem piloto inglês que ganhou a temporada de Fórmula 1 deste ano

Onde a crise passa longe

Apesar das grandes quedas nas vendas de carros na Europa, a inglesa Caterham não tem do que reclamar. As oito unidades do Caterham RS Levante que mostramos aqui há poucos meses já foram vendidas. Com fabricação artesanal, ele acelera de zero a 100 km/h em menos de três segundos, graças a um motor V8 de 2,4 litros e mais de 500 cv e a seu baixo peso: a relação peso/potência é quase o dobro da do Bugatti Veyron. Vendido lá por cerca de R$ 400 mil, pode não parecer tão caro – mas ele só leva dois passageiros, não tem capota nem oferece conforto.

A Volkswagen exibiu a versão 2009 do Touareg 2 preparado para o Rally Dakar. Com motor diesel de 2,5 litros e 280 cavalos de potência, o carro é a aposta da marca para conquistar, pela primeira vez, o primeiro lugar da competição. Mas se o carro não apresenta grandes novidades em relação à versão anterior, a maior surpresa do Dakar 2009 é que ele acontecerá aqui na América do Sul. A partida, em 3 de janeiro, será dada em Buenos Aires, na Argentina. Depois os carros seguem até o Chile, cruzando os Andes e rodando a 4.600 metros de altitude, até chegar ao deserto de Atacama – de onde voltam para a Argentina. Apesar de tão perto, o Brasil não está na rota da competição.

No dia 21 de novembro, a Renault lançou o novo Mégane Coupé de maneira incomum: antes mesmo de mostrar o modelo oficialmente, muitos já o dirigiram no mundo virtual. Isso porque ele foi lançado no game Need for Speed Undercover, disponível para PlayStation 3 e Nintendo Wii, entre outros. No site www.agentM09.co.uk (em inglês) também já é possível conferir o carro em sua versão virtual – tão realista que, quando o carro “real” for lançado, não haverá surpresa. A Nissan também aproveitou o game para lançar a evolução do esportivo 350Z, o novo 370Z. As informações que circulam sobre o carro dizem que seu motor é um 3.7 (no 350Z é um 3,5 litros) com algo entre 330 cv e 370 cv.

Piquet fica na Renault

Depois de uma estréia polêmica na temporada 2008 da Fórmula 1, Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho, conseguiu fazer com que seus bons resultados falassem mais alto do que os erros na hora de renovar o contrato. O piloto confirmou sua permanência no time por mais um ano, enquanto seu companheiro Fernando Alonso, grande revelação da segunda metade do campeonato, fechou contrato com a Renault por mais dois anos.

Idéia Verde: carro por minuto

A marca Smart tomou uma “atitude verde” na cidade de Ulm, Alemanha. É o projeto “car2go” (carro para viagem). Em 24 de outubro, 50 pequenos e econômicos Smart Fortwo foram espalhados em pontos estratégicos da cidade para serem alugados por minuto. Podem usálo tanto as pessoas que fizeram uma reserva quanto as que estiverem passando na rua e resolverem usar o Smart: basta aproximar a carteira de habilitação, que terá um chip incorporado quando o cliente fizer seu cadastro. Aí é só digitar a senha, usar o carro à vontade e deixá-lo em uma vaga quando não o quiser mais – ou em espaços especiais junto às redes de transporte público. O custo é de aproximadamente R$ 0,40 por minuto. Exibido no Salão do Automóvel, o pequeno Smart será vendido aqui em 2009 e foi assunto de matéria na edição passada. Por enquanto não há planos de lançar o ca2go aqui.

A Citroën prepara uma nova versão de seu compacto C3 para 2009. O modelo, que provavelemente será apresentado em março no Salão de Genebra, será construído sobre a plataforma do 207 e terá uma versão duas portas que, na Europa, substituirá o C2 (que passa a ser um modelo esportivo). A dúvida agora é o que a Citroën fará com o C3 aqui. Será que vai repetir a mesma estratégia da Peugeot com o 207?

Consagração nos ralis

Desde 2004 o Campeonato Mundial de Rali – mais conhecido como WRC – vê a mesma marca se sagrar campeã todos os anos. Primeiro com um Xsara e agora com um C4, a Citroën é a primeira marca a conseguir cinco títulos consecutivos. Assim, o piloto Sébastien Loeb e seu co-piloto Daniel Elena deixaram para trás os concorrentes que estavam mais próximos, competindo com Subaru Impreza, Ford Focus e Suzuki X4.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel