O Ministério Público Federal (MPF), juntamente com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entrou com uma ação civil pública contra a FCA, na qual representa as marcas Jeep e Fiat dentro do grupo Stellantis, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a União para que sejam condenadas a realizar um recall do Compass (diesel e flex).

Problemas

Ao todo, os MPs identificaram 22 problemas:

1 – aumento do curso de pedal de freio e gases no sistema de frenagem;

2 – ruído excessivo nos freios, amortecedores e motor;

3 – perda de estabilidade durante paradas bruscas;

4 – consumo excessivo de combustível;

5 – falhas recorrentes na parte elétrica;

6 – barulho e ineficiência do ar-condicionado;

7 – pane elétrica total;

8 – falhas recorrentes no sistema Star-stop;

9 – falhas na central de multimídia;

10 – falhas e barulhos na caixa de câmbio;

11 – falha no sistema Arla32;

12 – defeito nas bombas de óleo, com baixa pressão;

13 – barulhos na turbina do turbo;

14 – desalinhamento de peças no interior dos veículos, como plásticos e portas;

15 – problema nos freios, a ponto de falharem completamente;

16 – falhas nos sensores (dianteiros, traseiros e laterais);

17 – defeito na injeção eletrônica e no motor dos veículos;

18 – defeitos na coluna de direção;

19 – falhas que permitem a presença de óleo no radiador, o que ocasiona problemas na transmissão;

20 – problemas no alternador;

21 – problemas no trocador de calor de transmissão;

22 – aumento da emissão de óxido de nitrogênio (Nox), em desconformidade com as disposições da Resolução CONAMA n.º 315/2002.

Jeep Compass – Foto: Divulgação/Jeep

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Medidas

A Motor Show teve acesso à ação pública, assinada no último dia 22 de novembro. A causa, no valor de R$ 50 milhões, pede para que seja feito um recall de todos os veículos Jeep Compass fabricados a partir de 2018 e, na impossibilidade de conserto, que a montadora promova a recompra de todas as unidades produzidas, devolvendo o valor pago devidamente corrigido.

A procuradoria argumenta que foram registradas 3.249 reclamações sobre o Compass no site Reclame Aqui, mais de 100 no Procon-SP (no período de 2020/2021), além de matérias jornalísticas sobre o assunto.

Acusados

Procurada pela Motor Show, a Secretaria Nacional de Trânsito afirma que “a Senatran ainda não foi notificada, devendo se manifestar tão logo tenha acesso à íntegra do despacho”.

A Stellantis, por sua vez, encaminhou um posicionamento, veja abaixo na íntegra:

“Com total transparência e seriedade a Stellantis disponibiliza produtos da mais alta tecnologia e segurança e que respeitam a legislação em vigor. O citado modelo, por exemplo, é um produto global, com engenharia, desenvolvimento e qualidade globais, e que já recebeu várias premiações nacionais e internacionais, além de ser vencedor em muitos comparativos na imprensa especializada. Nos últimos anos, é líder disparado em vendas, além de ser reconhecido como um dos carros mais tecnológicos produzidos no Brasil. Não existem problemas crônicos ou falhas de projeto. Em relação aos próximos passos, esclarecemos que vamos responder legalmente todo e qualquer questionamento, respeitando as Instituições e fortalecendo o respeito aos clientes.”

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