NOVO HONDA FIT R$ 49.000 (ESTIMADO)

Em algumas ocasiões, usar o adjetivo simpático pode ser uma forma de sair pela tangente naquelas situações em que a sinceridade é colocada à prova. Mas o Fit é um bom exemplo de que o simpático nem sempre é um feio arrumado. Pelo contrário, o modelo, desde que chegou ao Brasil, sempre foi tachado como tal e, ao mesmo tempo, caiu nas graças de muitos consumidores, fisgados por seu estilo ousado. Agora em sua segunda geração, a todas as características responsáveis por seu sucesso foi acrescentado um visual mais agressivo, e até mais masculino, pode-se dizer (uma das críticas ao Fit diz que se trata de um carro para mulheres). Além disso, nesta nova geração seus motores estão mais potentes e suas dimensões mais generosas.

A nova geração do Fit ficou dois centímetros mais larga, um centímetro mais alto e sete centímetros mais longo, sendo cinco deles no entreeixos – mudanças que renderam ao monovolume mais espaço interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

Mesmo com novas dimensões, o Fit não perdeu agilidade. Mérito dos novos motores: na versão 1.4, o modelo ganhou 18 cv de potência (agora tem até 101 cv), por conta da substituição de seu antigo 1.4 i-DSI pelo novo i-VTEC. O mesmo ocorreu com a versão mais potente, 1.5, que ganhou 11 cv. O ganho se deve ao novo sistema de abertura variável de válvulas, que no i-VTEC possui três fases (eram duas no antigo 1.5 VTEC), tecnologia que proporciona mais desempenho com um consumo ainda menor.

O único “passo para trás” do novo Fit foi no câmbio automático. Agora, a Honda não oferece mais a transmissão CVT, trocada por uma caixa automática de cinco marchas.

Já o visual segue bem as novas tendências da família Honda, com faróis maiores, lanternas que invadem a lateral do veículo, a coluna A deslocada mais para a frente, permitindo um ganho no campo de visão, e reduzindo o tamanho do capô.

Uma nova versão do modelo também também foi lançada, a top de linha EXL, equipada com motor 1.5, câmbio automático e bancos de couro. No geral, o Fit mudou bastante, mas sem perder sua identidade. E, ao que tudo indica, continuará sendo um carro de sucesso. Sua versão sedã chega no ano que vem (saiba mais detalhes sobre ele na seção MotorNews).

No interior, além de maior espaço com o aumento no entreeixos, agora ele tem o volante do Civic epainel com marcações em vermelho. À esquerda, de cima para baixo: o novo motor i-VTEC, mais potente, o porta-malas, agora com 384 litros de capacidade, os novos mostradores do painel e os comandos do ar-condicionado, item de série que, nas versões top EX e EXL, vem com comando digital