O segmento de picapes está agitado. Como você conferiu no comparativo das páginas anteriores, a S10 e a Ranger mudaram totalmente, a VW Amarok ganhou câmbio automático e a Hilux estreou novos motor e câmbio. A Mitsubishi não quis car para trás, e por isso sua L200 Triton ganhou uma sacudida para car no páreo. Além de voltar a ser vendida na versão Savana, agora ainda é possível escolher entre dois tipos de caçamba: longa para a GLS, GLX e GL e normal para a HPE e Savana. Os preços vão de R$ 83.990 a R$ 121.490.

Com novas suspensões do tipo SDS (Sport Dynamic Suspension, ou “suspensão dinâmica esportiva”) e amortecedores, houve uma melhora no conforto e na estabilidade, além de redução nas oscilações da carroceria e no pula-pula, tanto no asfalto como no fora de estrada. A picape também ganhou reforços estruturais que aumentaram as exões e reduziram as torções do chassi. Outra novidade está no diferencial traseiro com escorregamento limitado (disponível na HPE, GLS e Savana), que envia automaticamente a tração para a roda que estiver patinando. Todas as versões trazem o Easy Select 4WD – a mudança do 4×2 para o 4×4 pode ser feita com o carro em movimento a até 100 km/h. Destaque também para o excelente raio de giro, que facilita na hora de manobrar ou desviar dos obstáculos.

A mecânica a diesel foi adequada aos novos índices de consumo e limites de emissões. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro, e há também a opção V6 3.5 ex, com até 205 cv.

O visual também ganhou um “tapa”, e na HPE há novos faróis e para-choques. Além disso, a gama recebeu novos bancos (revestidos em couro na HPE). De acordo com a marca, a expectativa é de comercializar entre duas mil e 2.200 unidades por mês (900 a mil unidades da HPE, mil de GL, GLS e GLX e apenas 60 a 80 unidades da Savana).

O painel tem linhas modernas e, em algumas versões, sistema multimídia com navegador GPS. A seleção do modo de tração ainda é feita por alavanca, enquanto algumas das rivais evoluíram

A versão GLS não ganhou os novos para-choques da HPE

Mitsubishi L200 Triton

MOTOR quatro cilindros em linha, 3,2 litros, injeção direta, turbo, intercooler TRANSMISSÃO automática, quatro marchas, tração 4×2 ou 4×4, com reduzida DIMENSÕES comp.: 5,11 m – larg.: 1,80 m – alt.: 1,78 m ENTRE-EIXOS 3 m CAÇAMBA não disponível PNEUS 265/70 R16 PESO não disponível • DIESEL POTÊNCIA 170 cv a 3.500 rpm TORQUE 35 kgfm a 2.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível

Para aventuras radicais

A versão mais aventureira da L200 Triton está de volta. Além do visual mais agressivo, traz equipamentos para o fora de estrada. O snorkel permite atravessar trechos inundados com até 800 mm de profundidade, há um rack de teto e uma prancha sobre a cabine, além de duas caixas para acessórios na caçamba. As rodas são de aço e os pneus têm medidas 255/70. Todos os itens de conforto da HPE estão presentes, os bancos trazem uma capa de neoprene e os tapetes são de borracha para facilitar a limpeza do interior. A Savana desembarca nas concessionárias nas cores branca, prata, amarela e vermelha, no nal deste mês, por R$ 112.490.

A versão GL, mais simples, é feita para o trabalho e tem uma caçamba mais longa

Bem mais offroad, a Savana tem snorkel para trechos alagados e uma prancha sobre a cabine para ajudar a desatolar