A Volks apresentou seu time 2014. A partir de agora, todas as versões de topo do Novo Gol, do Novo Voyage e do Fox levam a nomenclatura Highline – assim como o Jetta e a picape Amarok. O Fox (e o aventureiro CrossFox) foi o maior bene ciado, com a inclusão de novos equipamentos de conforto e de segurança.

O compacto teve melhoras no acabamento: o painel recebeu uma cor diferente e moldura central, os novos botões trazem detalhes cromados e o acionamento dos faróis saiu da alavanca para um comando giratório. O modelo ganhou opcionalmente o mesmo rádio do Jetta Comfortline – com entrada auxiliar, USB, SD Card – que, quando equipado com os sensores de estacionamento, exibe na tela a distância do carro em relação aos obstáculos. O aventureiro CrossFox 2014 ainda tem detalhes visuais que variam dependendo da cor da carroceria.

A segurança foi ampliada e, embora já tenha de fábrica o duplo airbag frontal, os freios ABS e os cintos de segurança com pré-tensionadores passam a vir com o Assistente de Frenagem de Emergência (ESS) – do Passat e do Tiguan – que, em frenagens bruscas, aciona de modo intermitente as luzes de freio e o pisca-pisca para aumentar a visibilidade de quem vem atrás. O Comfort Blinker é prático e basta um leve toque na alavanca de seta para as luzes de direção se acenderem três vezes. Há os sensores de chuva, crepuscular e a função coming/leaving home que mantém os faróis acesos por um tempo predeterminado.

O compacto ganhou ainda o sistema antifurto do Gol, com imobilizador de quarta geração. Ele pode vir equipado com os motores 1.0 TEC ou 1.6, ambos com novas centrais eletrônicas, mas com a potência e o torque inalterados. Os câmbios continuam manual de cinco marchas ou automatizado ASG, nas versões I-Motion 1.6.

Essas mudanças pontuais servem para que o carro aguente o peso da concorrência (cada vez maior) até a chegada de sua próxima geração, programada para o ano que vem. Será que essa estratégia funcionará?