Audi tornou mais fácil a vida de quem tem um Q5 Ambition (R$ 261.900) e quer mudar de categoria, passando para um SUV maior. Já está à venda no Brasil o Q7 Ambiente (R$ 312.000), uma versão mais acessível do que o Q7 Ambition (R$ 346.000). Com a diferença (R$ 34.000) dá para comprar um carro de entrada para um filho. O que diferencia o Q7 topo de linha desse “de entrada” é a potência: 333 contra 272 cv. Mas eles são su cientes para garantir um ótimo desempenho para o Q7 Ambiente.

O torque é um pouco menor (44,8 contra 40,9 kgfm), mas está disponível no total com menos giros (de 2.150 a 2.900 rpm). Esse motor 3.0 TSFI (turbo com injeção direta) utiliza dois intercoolers. O câmbio automático sequencial de oito marchas tem modos Drive ou Sport e pode ser manejado por shift paddles. O carro é estável com o sistema Quattro (tração integral). O diferencial central pode direcionar até 65% da força do motor para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro, dependendo da situação de momento.

Antes de entrar nesse carrão, especialmente saindo de um Q5, é preciso considerar as desvantagens das enormes proporções do Audi Q7. É um automóvel com mais de 5 m de comprimento e quase 2 m de largura. Só vale a pena se a vaga de garagem for bem espaçosa. No shopping center ou na academia, por exemplo, os pneus ficam em cima da faixa que delimita as vagas. Sem contar que, no comprimento, ele ocupa sua própria vaga e mais um bom pedaço da outra que fica na frente ou atrás.

Fora esse problema, o Audi Q7 vai agradar. Ele tem rodas aro 20, retrovisores aquecíveis, antiofuscantes e com memória, faróis bixenônio com lavador, acabamento do interior em alumínio, terceira leira de bancos, bagageiro com trilhos, rede e ganchos, câmera de ré, air bags frontais, laterais e de cortina, sensores de distância e um sistema multimídia com navegador e tevê. Opcionais, só a Keyless-Go (R$ 7.600) e a pintura metálica ou perolizada (R$ 2.000). O Audi Q7 está em 52º lugar no ranking de vendas dos SUVs, com 61 unidades emplacadas em 2014.