23/05/2025 - 12:02
Um papel grudado no para-brisa com o logotipo do Dentran-SP e um QR Code para pagamento. Esse é o novo golpe que está sendo praticado no território paulista, alerta o departamento estadual de trânsito.
Mas como saber se a multa é verdadeira ou não? Onde pagar? Pensando nisso, o Dentran-SP fez um guia para que o condutor não caia em ciladas. Veja abaixo:
1º – O Detran-SP não aplica multas ligadas a estacionamento
As infrações de parada e estacionamento são de competência dos municípios, ou seja, não há notificação emitida pelo Detran-SP. Na capital, por exemplo, esse tipo de autuação é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
2º – As notificações do Detran-SP chegam à casa do condutor pelos Correios
O Detran-SP, para notificar um condutor sobre uma infração cometida, envia uma carta ao endereço cadastrado pelo motorista em seu sistema. O documento não contém valores para pagamento, apenas um QR Code que remete ao site do Detran-SP.
+ Mudanças na CNH? Ministério dos Transportes desmente boato sobre possíveis alterações
+ CNH entre Brasil e Itália: acordo de reconhecimento entra em vigor
3º – QR Code: Detran-SP usa apenas para direcionar condutor ao seu portal
O código digital nunca é utilizado para pagamento pelo Detran-SP, somente para que o usuário seja direcionado ao site do Detran-SP. Lá encontrará as informações da infração, os meios para recorrer da autuação e para quitá-la. Multas também podem ser conferidas pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Caso o motorista encontre ou receba qualquer código que implique pagamento, ignore.
4º – As multas emitidas pelo Detran-SP são todas digitais
Há um ano, todas as multas aplicadas pelo Detran-SP são lavradas em talonário eletrônico, que dispensa o papel.
5º – Fui vítima de uma tentativa de golpe. O que fazer?
Em caso de tentativa de fraude, o condutor deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil: delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Outra possibilidade é realizar uma denúncia pelo Fala SP, canal de comunicação que unifica manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação aos órgãos e entidades do governo de São Paulo. Ao acessar a plataforma, basta selecionar a opção Detran-SP.