Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina e Caribe, abre a coletiva de imprensa da Toyota: “Eu tenho um sonho: tornar a Toyota do Brasil uma base de exportação de veículos. 2014 foi um ano excelente para a Toyota mundial, com crescimento de 5% previsto globalmente (acima de 22% de crescimento no ano passado).” E o sonhi de Angelo começa a se realizar: a partir do mês que vem, a marca exportará Etios para Paraguai e Uruguai”. Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, segue com os bons números: “2014 está sendo um ótimo ano para a Toyota, e melhor ainda para a Toyota do Brasil. América Latina e Caribe é uma das regiões que mais crescem para a Toyota global. Este ano o mercado brasileiro está caindo 9%, mas a Toyota, até agora, cresceu 6%.” Depois, ele entra em detalhes: “Toyota Corolla recuperou a liderança do segmento, com quase 6.000 unidades mês, mais de 30% de market-share. O Etios também vai bem. Nossas fábricas estão trabalhando em capacidade máxima. Hilux é líder na categoria diesel, com 29% de mercado, e SW4 cresceu 16% em relação a 2013. Nossa meta é vender 190.000 carros este ano, 8% mais que em 2013.” Na falta de grandes novidades, além de comemorar os números, Kondo anunciou planos: “Nossa luta continua. Abriremos mais 54 concessionárias este ano, e estamos construindo uma nova fábrica de moores em Porto Feliz. Em 2016, a aisin começa a fabricar, em Sorocaba (SP), transmissões para a Toyota.”

Mas isso não significa que não haja o que ver no estande da marca. O  FCV Concept não é novidade mundial, mas faz sua primeira aparição na América Latina. (Fuel Cell Vehicle) é um dos destaques. Movido a célula de combustível, não emite um grama sequer de poluentes. Seguem informações da marca (em itálico): O veículo é movido pela energia elétrica proveniente da reação eletroquímica entre hidrogênio (combustível pelo qual é alimentado) e oxigênio. Em contrapartida, o sistema libera apenas água por uma válvula localizada na parte inferior do veículo – não há escapamento no FCV. Em posição de destaque no estande, este carro-conceito está muito próximo de se tornar realidade. No primeiro semestre de 2015, o FCV será o primeiro veículo movido a hidrogênio vendido em escala comercial. Os primeiros a serem contemplados com a novidade serão os consumidores do Japão e, logo em seguida, dos Estados Unidos. O FCV possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação que ocorre a reação química para colocar o FCV em movimento. O veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do FCV, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel. O FCV possui dois tanques de hidrogênio com autonomia para rodar 700 km sem necessidade de reabastecimento, e atinge velocidade máxima de 170 km/h. A partida a frio, uma das grandes preocupações para viabilizar a nova tecnologia, pode ser feita a – 40ºC. Antes de ser produzido em larga escala, o FCV foi testado em severas condições climáticas, no norte do Canadá e do Japão.O abastecimento do modelo deve ser feito em postos de hidrogênio, e bastam apenas três minutos para encher os dois tanques. Tanto Japão como EUA, países que receberão o FCV, estão montando uma rede de postos em regiões estratégicas, para viabilizar a utilização do veículo.

Já o FT-1 é umncarro esportivo criado para o game Gran Turismo, mas que ganhou vida — por enquanto apenas na forma  de conceito, infelizmente. Seu design é fortemente influenciado pelos  esportivos da Toyota, como  2000GT, Celica, Supra e, mais recentemente, o 86. O nome que resume o conceito de “Future Toyota” (ou Toyota do Futuro)para o  console PlayStation, da Sony, há dois anos. O FT-1 tem cockpit em  posição mais afastada, entre os eixos, para melhorar a distribuição de peso,  motor dianteiro  de combustão interna e tração traseira. Debaixo de uma capa de vidro transparente, o motor fica exposto..

Outro conceito exposto é o FV2, que busca resgatar a diversão ao volante ausente na maioria dos Toyota atuais. O conceito do veículo é se conectar física e emocionalmente com o motorista. O FV2 é comandado por movimentos do corpo do motorista, em vez de usar o volante. Além disso, sua tecnologia permite conexão com outros carros, obtenção de informações em tempo real do tráfego e da área e avisos antecipados sobre veículos em pontos cegos e cruzamentos. Além disso,  utiliza reconhecimento de voz e de imagem para determinar o humor do condutor e sugere destinos e modos de direção.. Além disso, com a ajuda da tecnologia de “realidade aumentada”, pelo display do FV2 é possível modificar, entre outras características, a cor da carroceria. A Toyota desenvolveu um aplicativo exclusivo para smartphones, que permite experimentar a mobilidade do futuro do FV2. O aplicativo “Toyota FV2” pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Play Store e App Store.

Já no mundo real, as novidades são apenas retoques nas listas de equipamentos e algumas novas versões, como Etios Platinum, além da série especial da Hilux chamada Limited Edirion 2015. A base é a  versão SRV Top Diesel 4×4. Tem um novo pacote de acessórios e, na parte frontal,  ganhou mais proteção ao para-choque com a instalação de uma capa nas cores preto e cinza. Nas laterais, a Hilux Limited Edition agrega novas rodas aro 17”, em tonalidade preto fosco, e adesivos personalizados, que também se prolongam pela traseira. Na caçamba, a Hilux traz santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto, além de capota marítima de lona. Na parte interna, jogo de tapetes exclusivos e soleira cromada personalizada completam o pacote de acessórios. A Hilux Limited Edition terá 3 mil unidades à venda no mercado nacional, e estará disponível a partir de novembro, nas cores preto e branco, em todas as 145 concessionárias da Toyota. Outra versão, a Hilux SRV Flexfuel 4×2 com transmissão automática, recentemente apresentada no Brasil, também tem vendas marcadas para novembro.