18/11/2013 - 18:12
Você acha que todo sedã é “carro de tiozão”? Acelere um Audi S4 que vai mudar de opinião. A variante esportiva do A4 é sedutora, e não dá vontade de largar o volante. O principal motivo para isso está no motor V6 3.0 com injeção direta e compressor volumétrico (que não usa turbo, como sugere a letra T nos para-lamas). São 333 cv de potência, mas o torque de 44,9 kgfm – maior até que o do RS5 – garante força bruta e acelerações vigorosas. Um verdadeiro playground de R$ 323.700.
O S4 é dócil enquanto não provocado. Dirigindo de maneira civilizada, o câmbio automatizado de dupla embreagem alterna entre as sete marchas de modo imperceptível, em baixíssimas rotações. Na cidade, di_ cilmente o conta-giros passa das 2.000 rpm, e é comum andar em sexta ou sétima (contendo no consumo). Mas, se a ideia é extrair todo o potencial do motor, o Audi Drive Select transforma a personalidade do S4: os modos de condução Conforto, Auto, Individual e Dinâmico alteram parâmetros das suspensões, das respostas da caixa de direção e do tempo e das faixas de mudanças do câmbio.
No modo Dinâmico, o S4 vira um rojão. Para aumentar a diversão ao volante, as trocas sequenciais podem ser feitas pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante e são sempre acompanhadas de um “estouro” emitido pelas quatro saídas ovais de escapamento capaz de fazer inveja a donos de Mercedes C63 AMG e BMW M3. Já nas reduções, o ronco agudo remete às motocicletas esportivas. A tração integral Quattro gruda o modelo no chão e assegura estabilidade exemplar nas curvas. Caso o motorista se empolgue (não é difícil isso acontecer!) e faça besteira, há airbags dianteiros, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e de tração. Desempenho é a prioridade do S4, mas ele não descuida do conforto e do requinte. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, ajustes elétricos e revestimento de napa fina. O acabamento da cabine tem detalhes em alumínio escovado, o mesmo material da capa dos retrovisores externos.
Destaque também para o primoroso áudio da dinamarquesa Bang&Olufsen e o Audi Music Interface, com DVD player, bluetooth e sistema de navegação. Além disso, o modelo ainda tem partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular e teto solar. E se você continua achando que sedã é “carro de tio”, saiba que o S4 também é disponibilizado na versão perua. E garantimos que não vira um “carro de tia”. A escolha é toda sua.