Com motor 1.0 quatro cilindros, esta BMW tem nada menos que 193 cv de potência, quase a mesma cavalaria disponível sob o capô de um Audi A3 Turbo. Mas o detalhe é que ela pesa apenas 206,5 kg, já com os sistemas Race ABS (sistema de freios especial para corridas) e DTC (controle de tração, que permite acelerar tudo, mesmo com a moto inclinada, sem risco de escorregar) – itens de série da versão que começa a ser vendida no mercado brasileiro. Há quatro modos de pilotagem, que mudam as respostas da moto, de acordo com o programa escolhido pelo piloto.

Ficha técnica BMW S 1000 RR

Motor: 999 cm3, quatro tempos, DOHC, quatro cilindros, 16V. Transmissão: multidisco, por corrente, seis velocidades (com modo de trocas automáticas). Suspensão: dianteira: com garfo telescópico invertido (upside-down) com 120 mm de curso. Traseira: balança traseira em alumínio monoamortecida com 130 mm de curso Dimensões: comp. 2,06 m / larg. 0,83 m / entre-eixos: 1,43 m; Peso: 206,5 kg

GASOLINA

Potência: 193 cv a 13.000 rpm; Torque: 11,45 kgfm a 9.750 rpm; Vel. máx.: n/d; 0 a 100 km/h: 2,9 segundos; Consumo: 17 km/l (a 120 km/h)

Outro sistema que marca esta superesportiva é o Sensor de Wheeling – se você abusar do acelerador e pedir o torque máximo, de 11,45 kgfm a 9.750 rpm, vai acabar empinando a roda dianteira, mas a S 1000 RR se encarregará de colocá-la, automaticamente, de volta ao solo. O câmbio tem seis marchas, com a opção de deixá-la fazer as trocas sozinha, sem precisar tirar a mão do acelerador. E aí ela “salta” de zero a 100 km/h em incríveis 2,9 segundos. É uma moto totalmente voltada ao desempenho, sem frescuras, sem espaço para garupa e que demandou cinco anos de desenvolvimento para chegar a esse nível de excelência. Um sonho para qualquer apaixonado por velocidade.

Para pilotar essa nova BMW você terá que desembolsar cerca de R$ 75 mil (ela começa a ser vendida agora em março). Mas para saciar sua curiosidade e conhecer essa máquina bem de perto, só precisa ter uma moto com mais de 250 cm3 e se inscrever no Alex Barros Riding School, curso de pilotagem esportiva – para motociclistas – que acaba de ser lançado em São Paulo (www.alexbarros.com.br). Que tal a ideia de juntar esse piloto – com uma carreira tão bem-sucedida nas categorias Superbike e MotoGP -, à a S 1000 RR, uma das melhores motocicletas do mundo, dentro do circuito do autódromo de Interlagos? Ficou babando? Pois, antes que você se empolgue, é bom car claro que o curso será feito em sua própria moto e você vai apenas seguir a BMW de Barros.

São quatro módulos, todos com um dia de duração – das 8h às 18h – e com direito a café da manhã, bufê de almoço e lanches. O módulo Alumínio (básico) custa R$ 3.500, o Carbono (intermediário, com técnicas de MotoGP e de Superbike) sai por R$ 4.000 e o Titânio (avançado, com um piloto por aluno) exige o pagamento de R$ 4.500. Há ainda o módulo Titânio Gold (preço sob consulta), para pilotos já pro ssionais e com limite de cinco alunos por turma. É sempre necessário ter concluído o módulo anterior para passar ao próximo.

Acelerar em Interlagos é uma excelente alternativa ao perigoso passatempo de proprietários de motos esportivas, que costumam cortar as melhores rodovias paulistas em velocidades acima dos 200 km/h. Dá até para iniciar uma carreira de piloto profissional.