Acima, o painel de linhas modernas, o botão que aciona o overbooster, a tela multifuncional e o limitado espaço traseiro

Saias, spoilers, duplo escape, pedaleira cromada, apoio para o pé esquerdo, acabamento das portas e costuras em vermelho, painel diferente… Visto de fora, esse Bravo T-Jet impressiona. Mas, quando um desavisado questiona: “Que motor tem?”, a reação é de surpresa e certa decepção. Um visual agressivo com um motorzinho… Como no Linea e no Punto, sob o capô desse pseudoesportivo há o moderno 1.4 16V turbo que, na maior parte do tempo, parece um 2.0. Um grande feito sob a ótica do downsizing: um motor pequeno com desempenho de grande. Como esportivo, não decepciona. Nem impressiona.

Na verdade, ele cumpre bem o papel de top de linha da família Bravo, que briga em pé de igualdade com os demais médios com motor 2.0. A nal, a versão 1.8 de 130 cv cava devendo um pouco. A desvantagem do Bravo é que, em baixas rotações, seu desempenho lembra ao motorista que ele está em um carro com um pacato motor 1.4, tentando mover 1.370 kg. A partir de 2.500 rpm, tudo ca bem. Seu bom torque de 21,1 kgfm é muitomais que su ciente e, acionando o overbooster, ele chega a 23 kgfm, as respostas ao acelerador mudam e o volante endurece.

Mas o grande destaque desse carro é, sem dúvida, seu comportamento dinâmico. Aí, sim, digno de um esportivo. A suspensão foi rebaixada e enrijecida sem penalizar demais o conforto, o carro faz curvas com grande precisão, auxiliado também pelo bom volante e pelos pneus. Além disso, a dinâmica é sempre vigiada pela eletrônica, já que controles de tração e estabilidade vêm de série. O modelo tem ainda ABS e airbag duplo.

Seu preço de R$ 68.950, em princípio, parece alto, mas, analisando a concorrência com o mesmo nível de equipamentos, a discrepância diminui. Entre os itens de conforto e conveniência, ar automático, sensor de estacionamento, sistema Blue&Me, volante com comandos de rádio e telefone e rodas de liga de 17 polegadas. Para quem estiver disposto a pagar um pouco a mais, a marca oferece rodas aro 18, um pacote com mais cinco airbags e faróis de xenônio.