O Explorer Nº 1, navio da BYD, está de volta ao Brasil. Desta vez, atracou no Portocel, em Aracruz, no Espírito Santo. A primeira que ele passou por aqui foi em maio de 2024, mas no porto de Suape, em Pernambuco.

O grandão, com capacidade de carregar 7 mil veículos, chegou trazendo 5.524 veículos híbridos e elétricos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Ele foi carregado com a frota em Ningbo, na China, e realizou duas paradas para abastecer, em Singapura e em Port Louis, nas Ilhas Mauricio.

Os veículos transportados na embarcação são para o abastecimento nacional até que a fábrica em Camaçari (BA) comece a operação, prevista para o final deste ano.

Como é o Explorer Nº 1

O navio mede 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura. Seus sistemas de gerador de eixo e a tecnologia de bateria de armazenamento de energia foram desenvolvidos pela própria BYD.

A tripulação conta com profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

Navio Explorer Nº 1 da BYD

Mais navios

A montadora estima que mais cinco embarcações se juntem à frota pelos próximos dois anos, completando oito no total.

Os planos de aumento de frota da fabricante chinesa seguem seus resultados de 2024, quando registrou recorde de exportações – com 417.204 veículos, montante que representa crescimento anual de 71,85% no volume de envios para o exterior.

Além disso, em 2024, a fabricante alcançou o número de 4,3 milhões de unidades vendidas, o que representou um salto de 41% em relação ao ano anterior. Com o resultado, a BYD se posiciona, pela primeira vez, como terceira maior fabricante no mercado de veículos global em 2024.