Se tempo é dinheiro, quanto vale um segundo? Ou melhor, 0,6 segundo? No caso do BMW Série 3, cerca de R$ 65 mil. É a diferença de preço da versão topo do 328i (Plus), com motor quatro cilindros turbo de 245 cv, e deste novo 335i que, com dois cilindros adicionais, gera 306 cv. Para o consumidor, essa diferença de potência vai garantir que ele tenha a mesma velocidade máxima – que é limitada a 250 km/h em ambos – e uma vantagem de exato 0,6 segundo no zero a 100 km/h. Na ponta do lápis, temos quase R$ 11 mil para cada décimo de segundo de vantagem. É muito.

Tudo bem, pode-se argumentar que ele é mais equipado – ganha head-up display, aviso de mudança de faixa, rodas maiores, tevê e outros itens. Mas o que oferece a mais não parece suficiente para justificar o valor mais alto. De todos os itens extras, os mais interessantes talvez sejam as borboletas para trocas de marcha – na verdade, uma grande ausência no 328i. Não que sejam necessárias, mas, em algumas situações, como subidas e descidas de serras, são muito bem-vindas.

No resto, o 335i é o Série 3 mais potente à venda, o que não signi ca que se trate de um esportivo. Esse papel ainda é do M3. Ele é apenas um BMW que anda mais, emite um som mais agradável e vem mais equipado. Tem até um sistema de direção mais esportivo. No fim, porém, é apenas isso: mais esportivo.

A aceleração é progressiva e chegar aos 100 km/h leva 5,5 segundos. O turbo lag é reduzido, é verdade, mas ainda está lá. Háduas coisas, no entanto, que realmente fazem falta: o motor girar alto (normal, pois se trata de um motor turbinado) e, principalmente, reações agressivas, malcriadas. Talvez estejam “guardando” isso para o M3 dessa nova geração, que chega logo. Faria sentido.

No  m das contas, o quatro cilindros é uma compra melhor – e já é apimentado o su ciente para um “não esportivo”. Esse 335i aqui tem qualidades, mas é sóbrio demais… Se é para ter desempenho de respeito, aguarde o M3. Se não, pode optar agora pelo 328i.