Quem planeja comprar um hatch de R$ 30 mil tem pelo menos três novas e boas opções: HB20, Onix e Etios. Os modelos da Hyundai e da Chevrolet, por esse preço, têm motor 1.0. Se quiser algo acima disso, o Toyota será a escolha certa: com seu propulsor 1.3, oferece bom custobenefício para quem quer um modelo racional e não se importa muito com o design “anos 1990” da carroceria e com seu acabamento sofrível. Talvez o grande erro da Toyota tenha sido mesmo colocar brasileiros e indianos em um mesmo balaio. O nosso Etios merecia um interior mais caprichado.

De qualquer forma, para sorte dos japoneses, eles sabem fazer carros eficientes – e basta dois ou três dias rodando com o hatch para você começar a admirá-lo. É aquele tipo de automóvel que não compromete. Não emociona, mas também não traz preocupação. Movimentar um carrinho pequeno e leve é tarefa fácil para o valente motor 1.3 de 90 cv, que cumpre sua função com desenvoltura. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e aproveita bem o torque. Na dinâmica, a suspensão simples, mas bem calibrada, garante equilíbrio entre a maciez e a capacidade de contornar curvas com precisão.

Você paga o preço de um popular e leva um desempenho bem mais apropriado tanto para uso urbano quanto para viagens. Uma proposta tentadora para quem precisa e quer um carro básico. Mas, se você colocar ar-condicionado e direção com assistência, por exemplo, as coisas ficam mais complicadas. E talvez essa não seja a melhor escolha.

Entre os itens de série do Etios de R$ 29.990 (preço ainda sem IPI) estão airbags, ar quente e bancos rebatíveis. Direção elétrica só na versão com ABS, lavador e desembaçador traseiro – de R$ 34.490. Se quiser acrescentar o ar e o porta-luvas climatizado, o preço chega a R$ 36.190. Por exatos R$ 2 mil a mais, você leva um Onix 1.4 com 106 cv, mais equipado e com um acabamento interior melhor. Nesse caso, a vantagem do espartano Etios se anula. Para fazer um bom negócio nessa faixa de preço, é preciso colocar tudo na ponta do lápis.