24/07/2025 - 7:00
Já são 600 mil Toro fabricadas no Brasil desde sua estreia, no começo de 2016. A picape monobloco não foi pioneira (a Renault Oroch veio antes), mas atingiu sucesso como poucas no mercado nacional. Tanto que, passados nove anos, ela ainda segue na primeira e única geração, ainda vendendo bem, obrigado.
Porém, quando lembramos da Fiat Toro, logo vêm na cabeça as versões mais queridinhas, como a Freedom, historicamente a líder de vendas, a Volcano topo de linha, ou mesmo as diferentonas, como a caipira Ranch ou a urbana Ultra.
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Mas, e aquelas versões esquecidas, que acabaram vendendo pouco e não fizeram sucesso? Sim, a caminhonete da Fiat também teve algumas dessas. Veja cinco:
Toro Endurance Flex Manual

Vendida apenas entre 2019 e início de 2021, ela era a porta de entrada para o mundo da picape. Trazia poucos equipamentos de série, visual despojado (com calotas e sem rack de teto), e a motorização mais enxuta (motor 1.8 flex de até 139 cv e câmbio manual de cinco marchas). Na ocasião, vinha para brigar com Renault Oroch 1.6 manual, além das VW Saveiro mais caras.
Pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), são pouco mais de 5.700 unidades emplacadas, o que não representa nem 1% de toda a produção da fábrica de Goiana (PE).
Toro Endurance Turbodiesel

Coincidência de nomes? Negativo! Essa Endurance Turbodiesel e a Endurance Flex nasceram juntas em 2019, e tinham proposta de servirem como veículos de trabalho. No caso dessa movida a diesel, o motor era o 2.0 Multijet de 170 cv, acoplado ao câmbio automático de nove velocidades, sem contar a tração 4×4 com reduzida.
Sua proposta não foi bem aceita, e a vida das Endurance ficou complicada com a chegada da pandemia de Covid-19, meses depois: nenhuma empresa investia em carros novos, e como sua proposta era profissional, as vendas ficaram em baixa. Pelo Denatran, são cerca de 4,1 mil exemplares na ativa pelo Brasil.
Toro Volcano 2.4

O próprio motor 2.4 é pouco lembrado na Toro. Ele veio como uma ponte entre o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel, mas cobrava caro por ser importado do México e beber (muito) combustível. De início, a Toro veio com ele em 2016 apenas na versão Freedom, que vendeu razoavelmente bem.
Porém, na linha 2019, nasceu essa Volcano 2.4, opção mais cara da picape com o tal motor importado, que vinha sempre casado ao câmbio automático de nove velocidades. Não deu certo, e os consumidores continuaram comprando as Toro mais caras com motor turbodiesel. Ainda existem pouco mais de 3.000 delas rodando por aí, todas fabricadas entre o final de 2018 e o início de 2020, quando o 2.4 saiu de cena.
Nova Toro Endurance 1.8

Essa, muita gente nem soube que existiu! Na reestilização da Toro, realizada em 2021 como linha 2022, todos os holofotes se voltaram ao novo motor 1.3 turboflex, esse oferecido nos Jeep, Abarth e até na própria Toro hoje em dia. Ele vinha substituir o 1.8 flex, mas não o matou por completo logo que chegou.
Ao menos na versão Endurance da Toro, que ainda oferecia o bom e velho 1.8 como opção mais em conta ao 1.3 turboflex, também oferecido na configuração de entrada. Ou seja: havia a opção dos dois motores para a mesma versão, e a diferença de preço entre eles era pequena. Não valia a pena: a maioria partia para uma Toro Endurance 1.3 turboflex.

Foram aproximadamente 2.500 Toro Endurance 1.8 linha 2022 vendidas em poucos meses: do lançamento da reestilização em abril de 2021, até o fim de produção do motor 1.8 flex, em dezembro do mesmo ano.
Toro BlackJack

Essa é a Toro de linha mais rara de todas: são exatas 591 unidades registradas no Denatran. Na época, 2017, foi uma série especial com visual escurecido e bem discreto, que não teve muito mais que 600 exemplares fabricados. Para deixá-la ainda mais exclusiva, seu motor era…o 2.4 importado! Hoje, ver uma rodando por aí é raridade, ainda mais considerando sua combinação exótica.