Desde a saída de linha do Leaf, no início de 2024, a Nissan não ofereceu mais nenhum veículo eletrificado no mercado nacional. Agora, porém, parece estar testando novas tecnologias a respeito por aqui, e escalou o SUV “acupezado” Ariya para essa missão. 

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Nissan Ariya em testes no Brasil

Na realidade, a própria marca japonesa admite que não tem previsão de vendê-lo aqui no Brasil, mas trouxe um lote deles para ser usado por concessionários, funcionários e outros colaboradores, inclusive em eventos e ações especiais. Será um “pau pra toda obra”, basicamente. A Nissan diz que quer agilizar os tais testes, e que, ao invés de trazer poucos carros para uso exclusivo da engenharia, preferiu importar vários e colocá-los para rodar normalmente, sem muita cerimônia.  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

Vieram quatro versões do Ariya nesse processo: Engage com tração dianteira, Engage e-4ORCE (tração integral), Engage+ e-4ORCE (tração integral) e a topo de linha Platinum e-4ORCE (tração integral). Os tais carros devem gerar dados para estudo do seu comportamento no uso convencional, na mão dos tais funcionários, concessionários e colaboradores.  

Como é o Ariya?

Nissan Ariya – Foto: divulgação

Porém, o Ariya não é novidade: na realidade, o SUV elétrico foi apresentado ao mundo ainda em 2020, com vendas iniciadas no começo de 2022. Ainda assim, até hoje esbanja linhas modernas, seguindo a identidade visual mais recente da Nissan. Dimensionalmente, se aproxima de um Geely EX5, ou seja, ronda os 4,6 m de comprimento, 1,66 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O porta-malas varia entre 415 e 460 litros, dependendo da versão (e do tipo de tração).  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

No pacote mecânico, configurações entre 215 cv nas versões de tração dianteira e 390 cv nas de tração integral, sendo que essa conta com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. As versões mais simples oferecem torque de 30,5 mkgf, enquanto as mais completas entregam o dobro: mais de 61 mkgf imediato.  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

É um carro rápido, especialmente nas versões de 390 cv e 61 mkgf: demora cerca de 5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, apenas. Elas também contam com baterias mais poderosas, de 87 kWh de capacidade utilizável (91 brutos), elevando sua autonomia para quase 500 km (WLTP). Com tração dianteira, são 63 kWh de baterias (capacidade utilizável), e alcance ao redor dos 370 km (WLTP).  

Ainda há a opção de tração dianteira com baterias grandes (87 kWh), resultando em 533 km de autonomia pelo WLTP. Sem contar o Ariya Nismo, esportivo desenvolvido no Japão, que tem calibrações especiais de direção, suspensões e freios, além de motorização elétrica com 430 cv e visual diferenciado.  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

Construção refinada

Toda a linha ainda conta com o refinamento das suspensões independentes nas quatro rodas e eixo traseiro multibraço, que melhoram a condução e o conforto. Seus freios também são a disco nas quatro rodas. Por essas e outras, incluindo a construção em aços de alta resistência contra impactos, o Ariya conseguiu gabaritar (ou quase) os testes de colisão do Euro NCap (Europa), C-NCAP (China) e IIHS (EUA).  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

Falando em segurança, sua plataforma também ajuda nesses bons resultados: trata-se da moderna e modular AMPR Medium, uma espécie de “CMF elétrica”. Essa linha CMF é a que atende ao Novo Kicks, Renault Kardian e Boreal, entre outros modelos mais atuais da Aliança Renault-Nissan.  

Equipamentos

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No pacote de série, há sistema de som assinado pela Bose, teto-solar panorâmico, pacote de assistentes de condução completo, rodas de liga-leve aro 19, câmeras 360º, multimídia de 12,3”, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos dianteiros elétricos e com memória de posição, entre outros luxos.  

Nissan Ariya – Foto: divulgação

Se o Ariya vem, e quando ele vem, ainda é mistério. Porém, o SUV elétrico da Nissan, mesmo em testes, pode indicar novidades para a linha de carros vendidos pela marca japonesa no mercado brasileiro.