29/10/2025 - 9:47
Nesta quarta-feira, 29, a Nissan anunciou o nome de seu novo SUV de entrada, o Kait. A revelação ocorreu oficialmente no Japan Mobility Show 2025, organizado pela Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão (JAMA), e que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro no centro de exposições Tokyo Big Sight, em Tóquio.
O inédito modelo deve desembarcar abaixo do Kicks Play (geração antiga do Kicks), para brigar com modelos como o Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
O produto, que sairá da fábrica da montadora em Resende, no estado do Rio de Janeiro, faz parte da renovação de portfólio da marca no Brasil e no mundo. Além de atender ao mercado local, a previsão é de que a Nissan exporte o novo SUV para mais de 20 países.
O Nissan Kait é o segundo SUV anunciado como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a marca está realizando no Brasil — o primeiro foi o novo Nissan Kicks, lançado no mercado brasileiro em julho deste ano.
+ Nissan Frontier vai sair de linha em 2025? Produção argentina já foi encerrada
+ Nissan Sentra 2026 troca de geração; veja como ficou
Nissan Kait já foi flagrado rodando pelo Brasil
As fotos do carro em movimento foram divulgadas pelo perfil Placa Verde no Instagram (clique aqui para ver o post). Pelo formato básico, vemos uma receita que lembra a do Kicks Play: linha de cintura alta, janelas com recorte retilíneo, e vidros traseiros com curva ascendente. A parte traseira, mais pronunciada e inclinada, também remete ao Play.

Kait terá base de Kicks Play?
Na realidade, a Nissan tem um problema: precisa criar um modelo mais simples e que fique abaixo da nova geração do Kicks, isso sem incomodá-lo. Por isso, o Kait poderá utilizar a mesma plataforma do Kicks Play: é a boa e velha base “V”, que serve também ao Versa (primeira e segunda geração) e dava vida ao hatch March.

De baixo custo, ela também permite a venda em outros cantos do mundo, como Estados Unidos e Europa. Além disso, pela construção simples e barata, permite criar um produto não tão caro, justamente para ocupar o segmento de entrada. Seria, com isso, o carro mais barato da Nissan no Brasil.
Kait terá construção simples, como rivais

Além disso, seguindo a cartilha dos rivais, o futuro SUV de entrada da Nissan deverá dispensar freios a disco nas rodas traseiras, apostando nos tambores. As suspensões, assim como as do Kicks Play, serão por eixo de torção, e não independentes, como em modelos mais refinados.
Nas dimensões, o Kait será um tanto menor que o atual Kicks Play. Mas, não muito. Para se ter uma ideia, um Kicks Play ronda os 4,30 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, um Renault Kardian tem 4,12 m X 1,75 m X 1,60 m X 2,60 m, respectivamente. O porta-malas do Play tem 432 litros, contra 410 do Renault.

O que esperar do Kait?
Dentre os equipamentos de série, são praticamente certos os seis airbags, multimídia, vidros e travas elétricas, volante multifuncional, além de ar-condicionado e direção elétrica. Configurações mais básicas poderão vir com simplificações como calotas ao invés de rodas de liga-leve, ou mesmo ajuste manual dos retrovisores. Tudo em busca de um preço mais baixo, inclusive inferior aos R$ 118 mil cobrados pelo Kicks Play Active atual, sua configuração de entrada.

Quando chega o Nissan Kait?
A Nissan apresentou há poucos meses a nova geração do Kicks, que por enquanto é sua menina dos olhos de ouro. Portanto, o foco agora é alavancar as vendas do novo Kicks, e fazer dele um produto de sucesso. Então, é mais provável que a chegada do Kait aconteça no primeiro semestre de 2026, pelo menos.
