Enquanto o mercado brasileiro dá adeus para a atual geração da Frontier, vendida por aqui desde 2017, a Nissan do Brasil parece já ter planos diferentes para a picape. Isso porque, flagras recentes mostraram várias unidades da Nova Frontier Pro PHEV chegando no porto de Santos (SP), indicando que essa nova picape pode estar no radar da fabricante japonesa para o nosso mercado. Mas, quem é ela? Vamos lá… 

+Nissan Frontier vai sair de linha em 2025? Produção argentina já foi encerrada

+VW Amarok Highline V6 2026 custa menos que Titano em promoção

PreviousNext

Frontier Pro PHEV não é uma Frontier

Não se trata, na origem, de uma Frontier. Tanto que ela é bem diferente da nova geração da picape, já oferecida em mercados como dos EUA ou Europa. Aqui, falamos de uma versão adaptada da chinesa Dongfeng Z9, mais ou menos como a Fiat Titano deriva da Changan Kaicene F70, por exemplo. A Dongfeng, das grandes marcas lá da China, é parceira de longa data da Nissan, o que facilita todo o negócio.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

De qualquer forma, Dongfeng  Z9 ou Nissan Frontier Pro PHEV, falamos de uma picape híbrida plug-in, tecnologia que, nesse segmento, por enquanto só é explorada pela BYD Shark, também chinesa. Caso seja, de fato, vendida no Brasil, essa picape plug-in da Nissan promete justamente incomodar o modelo da BYD. Além de, possivelmente, tentar roubar clientes das versões mais caras de caminhonetes convencionais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 ou Ford Ranger.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

DNA chinês e porte grande

A Frontier Pro PHEV é bastante similar à sua irmã Dongfeng, por isso não esconde o DNA chinês: tem linhas retas e imponentes, faróis e lanternas interligados por barras de LED, além de um interior típico do país da Grande Muralha, com telas grandes para multimídia e instrumentação digital, console central largo e alto, e estilo mais limpo. Fecha o pacote o volante de dois raios, também comum nos carros chineses modernos, num conjunto que não tem nada a ver com os Nissan que conhecemos.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

Ela é grande, com 5,52 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,95 m de altura e quase 3,3 m de comprimento. Para efeito de comparação, uma Hilux atual mede 5,30 m X 1,85 m X 1,81 m X 3,1 m, respectivamente. Isso garante um belo porte à picape plug-in, o que se reflete diretamente na caçamba mais generosa e melhor espaço interno.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

Quase 410 cv

Seu conjunto propulsor é poderoso. Inclui um motor 1.5 turbo a gasolina sob o capô (quatro cilindros, 16 válvulas), associado a um outro motor elétrico acoplado a transmissão (uma caixa dedicada a híbridos – DHT – de quatro velocidades). A potência total beira os 410 cv, com torque combinado de brutais 81,5 mkgf, que é distribuído para as quatro rodas através de um sistema de tração integral exclusivo.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

Suas baterias de tração contam com cerca de 32,5 kWh de capacidade, permitindo autonomia elétrica de até 135 km, conforme medições pelo ciclo chinês CLTC. Sua irmã Dongfeng Z9 é oferecida ainda em uma versão de tração apenas traseira, baterias menores (17 kWh) e autonomia elétrica mais limitada (aproximadamente 60 km), mas essa configuração não está disponível para a Frontier Pro PHEV. 

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

Picape genuína

Na estrutura, há pontos em comum e diferentes se comparada com outras picapes. Ela usa chassi tipo escada separado de cabine e caçamba, portanto não é monobloco, mas aposta num esquema de suspensões traseiras mais refinado, do tipo multibraço. As baterias de tração, inclusive, vão alocadas entre as longarinas, abaixo da caçamba. Motores e transmissão estão na dianteira, equilibrando o peso do conjunto.  

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação

Luxos e tecnologias

A Frontier Pro PHEV conta com algumas funcionalidades interessantes, que a atual geração turbodiesel nem sonha. Um deles é o seletor de modos de operação (híbrida, apenas elétrica, máximo desempenho e para rodar na neve), além de capota rígida com acionamento elétrico para a caçamba, função V2L (que transforma o carro num gerador elétrico para aparelhos menores), além de teto-solar panorâmico, painel de instrumentos digital com 10 pol., multimídia com 14,6 pol., bancos dianteiros com ajustes elétricos e climatização (aquecimento/ventilação), função de massagem para motorista e copiloto, conjunto óptico em LED, entre outros luxos.  

PreviousNext

O Brasil lhe espera…

Essa Frontier Pro PHEV é feita na China desde o final do ano passado, e já foi confirmada para outros mercados fortes para as picapes, como o australiano. Na época do seu lançamento mundial, em meados de 2025, a Nissan adiantou que ela chegaria à vários outros países através de exportação. E, dada a situação da atual geração da Frontier por aqui (fora de linha, praticamente), e a crescente das picapes eletrificadas, essa Pro PHEV cairia como uma luva no mercado brasileiro. No aguardo… 

Nissan Frontier Pro PHEV – Foto: divulgação