Nissan IDS Concept vai “ver”, “pensar” e “reagir” como o seu dono

A Nissan surpreendeu no Salão de Tóquio e deu um passo adiante na tecnologia dos carros autônomos com emissão zero de poluentes. Depois de liderar o mercado com a expansão dos veículos elétricos (Leaf à frente), a marca japonesa apresentou o IDS Concept. Trata-se de um automóvel inteligente e que vai “revolucionar a relação entre carro e motorista, e o futuro da mobilidade”, segundo seu presidente, o brasileiro Carlos Ghosn, que o apresentou para a imprensa mundial.

Diferentemente dos outros carros com direção autônoma, o Nissan IDS (de Intelligent Driving System) não será um carro sem graça — a menos que esse seja o perfil do motorista. O IDS será capaz de “ver”, “pensar” e “reagir” de acordo com o estilo de seu próprio dono, por meio de inteligência artificial integrada com sistemas de controle e segurança do veículo. Por exemplo: se o motorista gosta de acelerar rápido nas saídas e frear de forma mais brusca nas entradas de curvas, será exatamente assim que o carro irá se comportar. E o melhor de tudo: o carro foi desenhado pela equipe do designer Shiro Nakamura e é muito bonito. A Nissan já marcou até data para a apresentação de sua versão de produção: 2020, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O sistema que comandará tudo isso foi batizado de Nissan Intelligent Driving. O IDS não apenas imitará as preferências de condução de seu motorista, mas também oferecerá uma enorme opção de entretenimento e conveniência a bordo. Tanto que significou um desafio para o diretor de design, Mitsumori Morita, da equipe de Nakamura. No lugar do volante, por exemplo, aparece nada menos do que um tablet com tela touch screen acoplada a uma espécie de manche. Isso porque, se o motorista quiser, ele terá controle total do automóvel.

O interior também vai se modificar, dependendo da escolha do motorista pela pilotagem autônoma ou manual. Assim, o Nissan IDS pode ser um carro convencional ou se transformar numa pequena sala de estar. Pouquíssimos dados técnicos foram divulgados sobre o carro. Apenas que ele será feito em fibra de carbono, terá capacidade para quatro pessoas, utilizará pneus de medida 175 para não “brigar” contra o ar, terá 1,380 metro de altura e carregará uma bateria de alta capacidade, com 60 kWh.

Confira no álbum mais fotos e novidades do Salão de Tóquio.