04/12/2025 - 11:33
Agora temos, oficialmente, o Nissan Kait no mercado nacional. Arquirrival de VW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Chevrolet Sonic SUV, ele não é nada além de um Kicks Play, aquele de geração anterior, profundamente reestilizado. Sua chegada nas concessionárias está prevista para o meio do mês, em quatro versões: Active por R$ 118 mil, Sense Plus por R$ 140 mil, Advance Plus por R$ 150 mil e Exclusive por R$ 153 mil. Preços bem similares aos do seu antecessor, Kicks Play, vale falar.
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O que muda no Kait?
Design frontal, traseiro e interno foram os alvos principais de mudanças da Nissan. Sua dianteira, mais alta e imponente, traz parachoque elevado, grade discreta, faróis em LED bipartidos, além de capô e paralamas redesenhados. De lado, porém, ele pouco muda frente o Kicks Play, apenas com rodas inéditas nas versões mais caras. Enquanto isso, a traseira troca lanternas, parachoque e tampa do porta-malas, em prol de um design mais limpo e sério. Apenas o vidro traseiro é igual ao do modelo anterior.

Como esperado, o interior é diferente. Tem painel redesenhado, que se assemelha em algumas linhas com o do Novo Kicks, enquanto as laterais de portas são renovadas em visual e acabamento. Console central, volante e estrutura dos bancos são as mesmas, embora haja novos encostos de cabeça dianteiros. Nas versões mais caras, sua multimídia é de 9” fornecida pela Pioneer, e a instrumentação tem tela de 7”.

O que oferece?
Na versão Active de entrada ele já traz rodas de liga-leve diamantadas aro 17 (mesmas do Kicks Play topo de linha), chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular, faróis em LED, 6 airbags, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, volante multifuncional, coluna de direção regulável em altura e profundidade, piloto automático, lanternas em LED, multimídia de 8”, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.

Na Sense Plus a lista cresce com novas forrações dos bancos, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, e alerta de saída de faixa ativo. Na Advance Plus há também maçanetas internas cromadas, racks de teto cromados, rodas exclusivas aro 17, carregador de celular sem fio (15 Watts), apoio de braço no console central, retrovisor interno fotocrômico, painel com tela digital de 7″, portas USB-C traseiras e multimídia de 9″ com conexões sem fio.

Na Exclusive topo de linha, a lista cresce com tapetes em carpete, ar digital automático, bancos em couro sintético, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego, detector de fadiga do motorista, câmeras 360° e piloto automático adaptativo (ACC).

Além dos equipamentos, também é ponto forte do Kait o espaço interno. Como se baseia na plataforma V, e no Kicks Play, compartilha com seu antecessor o amplo porta-malas de 432 litros de capacidade, bem como a cabine espaçosa, com 2,62 m de distância entre-eixos. Nesses pontos, supera os rivais com bastante folga.
Qual motor usa
Nada de turbo ou injeção direta. O Kait traz o veterano 1.6 16v HR16DE, de quatro cilindros, duplo comando variável, fundição inteira em alumínio e sincronismo por corrente de comando. Ele segue com 111/113 cv de potência e torque na casa dos 15 mkgf (gas/eta), gerenciado pelo câmbio automático CVT XTronic de seis marchas simuladas.

A aceleração de 0 a 100 km/h fica ao redor dos 12 segundos, com velocidade máxima próxima dos 175 km/h. Nas melhores condições, faz até 13,7 km/l de gasolina, ou então 9,4 km/l de etanol, ambos no uso rodoviário.

Com exceção de um novo eixo traseiro, com molas e amortecedores exclusivos, o Kait empresta os sistemas de suspensões, direção e freios do Kicks Play, assim como faz com motor e transmissão. Segundo a Nissan, é um conjunto comprovadamente robusto, que já move mais de 400 mil Kicks país afora.

Assim como seu antecessor, ele segue com três anos de garantia sem limite de quilometragem, e pode ser pintado em seis cores: preto, branco, cinza, prata, azul e vermelho. Ele já está sendo produzido na planta de Resende (RJ).
