03/12/2025 - 13:45
Demorou, mas chegou: eis o Nissan Kait, novo SUV de entrada da marca japonesa para o mercado nacional. Na realidade, ele não é tão novo assim, já que foi inteiramente baseado no Kicks Play, que por sua vez é a encarnação do Kicks de primeira geração, aquele lá de 2016. Ainda assim, a missão do Kait é nobre: combater VW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Chevrolet Sonic SUV, coisa nova pra Nissan.
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Versões e preços do Nissan Kait
O Kait, que chega às lojas na segunda metade de dezembro (já está em pré-venda), será vendido em quatro versões: Active (R$ 117.990), Sense Plus (R$ 139.590), Advance Plus (R$ 149.890) e Exclusive (R$ 152.990). Vale falar que ele substitui o Kicks Play atual, que deve durar apenas enquanto tiver unidades em estoque. Ele era vendido entre R$ 118 mil e R$ 150 mil, com três versões.

Como ele é?
Ainda feito sobre a plataforma V, mesma de March e Versa de primeira geração, o Kait ganha, principalmente, novo design dianteiro, traseiro e interno. Na frente, faróis bipartidos em LED, dianteira mais elevada e imponente, e capô, paralamas, grade (bem discreta) e parachoques inéditos. A lateral traz muito do Kicks Play, a não ser pelas novas rodas com aro 17” nas versões mais caras. Atrás, só não muda o vidro traseiro: parachoque, lanternas, tampa traseira e emblemas trazem outro design, mais limpo, reto e esportivo.
A cabine, até então mantida em segredo, é outra que foi redesenhada. Traz multimídia de 9″ da Pioneer com conexões sem fio nas versões mais caras (8″ nas de entrada), bem como painel de instrumentos com tela digital de 7″ que se soma a uma segunda telinha de cristal líquido, que substitui o velocímetro analógico do Kicks Play, também em configurações de topo. A cabine segue uma linha mais similar a do Novo Kicks, porém com saídas de ar superiores e console similar ao do Play. Encostos de cabeça dianteiros e laterais de portas são inéditos.

Novas tecnologias
Boa notícia foi a investida em tecnologias que a Nissan fez no Kait. Até então, o Kicks Play só trazia alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência. Porém, o novo modelo sobe o nível com detector de fadiga do condutor, câmeras 360°, alerta de saída de faixa ativo, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e até piloto automático adaptativo (ACC). O acionamento dos airbags também está mais eficiente, especialmente nos de cortina. Parte desses itens, claro, estão só nas opções mais completas.

Powertrain conhecido
Já na mecânica, não espere nada inédito. Em que pese as novas linhas, ele mantém o bom e velho 1.6 16v HR16DE, de aspiração natural, que conserva os 111/113 cv de potência com torque na casa dos 15 mkgf (gasolina/etanol). Traz bloco e cabeçote em alumínio, corrente de comando e duplo comando variável. Seu casamento é sempre com uma transmissão automática tipo CVT com seis marchas simuladas. O Kait dispensa versões manuais.

Na mecânica, o SUV renovado estreia um novo eixo traseiro, que acompanha molas e amortecedores inéditos. O conjunto dianteiro, bem como direção e freios, são emprestados do Kicks Play, apenas com novas calibrações.
Desempenho e consumo

Até os números de performance divulgados são parecidos com os do Kicks Play. Segundo a Nissan, o Kait demora cerca de 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, correndo até os 175 km/h de velocidade máxima, nesses casos com etanol. Falando nisso, o tanque de combustível segue pequeno, com 41 litros, e as médias de consumo do Inmetro falam em 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, ou então 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Tamanho e porta-malas
O Kait tem mais de Kicks Play. As dimensões de carroceria são praticamente idênticas, por exemplo: cerca de 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, pouco mais de 1,60 m de altura e distância entre-eixos de 2,62 m. Isso coloca o novo Nissan bem à frente dos principais concorrentes, que rondam os 4,10 m de comprimento. De quebra, ainda são 432 litros de porta-malas, como no Kicks de primeira geração, e isso faz o Kait superar bastante o espaço para bagagens dos rivais, também.
Equipamentos de série
Na versão Active de entrada ele já traz rodas de liga-leve diamantadas aro 17 (mesmas do Kicks Play topo de linha), chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular, faróis em LED, 6 airbags, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, volante multifuncional, coluna de direção regulável em altura e profundidade, piloto automático, lanternas em LED, multimídia de 8”, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.

Na Sense Plus a lista cresce com novas forrações dos bancos, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, e alerta de saída de faixa ativo.
Na Advance Plus há também maçanetas internas cromadas, racks de teto cromados, rodas exclusivas aro 17, carregador de celular sem fio (15 Watts), apoio de braço no console central, retrovisor interno fotocrômico, painel com tela digital de 7″, portas USB-C traseiras e multimídia de 9″ com conexões sem fio.
Na Exclusive topo de linha, a lista cresce com tapetes em carpete, ar digital automático, bancos em couro sintético, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego, detector de fadiga do motorista, câmeras 360° e piloto automático adaptativo (ACC).
Exportação, garantia e cores
Segundo a Nissan, o Kait será exportado para mais de 20 países. No mais, ele mantém a garantia de três anos sem limite de quilometragem, e pode ser pintado nas seguintes cores: branco, preto, prata, cinza, azul e vermelho.












