01/12/2025 - 12:09
A Nissan não vai abandonar o projeto do Kicks de primeira geração tão cedo. Afinal, o Kait, próximo SUV pequeno da marca japonesa, será basicamente um Kicks Play com profunda reestilização. É uma solução não tão cara para combater modelos como Renault Kardian, VW Tera, Fiat Pulse ou o futuro Chevrolet Sonic, que cai bem, especialmente nesses tempos nublados do financeiro da Nissan mundial.
+Avaliação: Nissan Kicks Play é compra racional. Mas e o preço?
+Renault Kardian ficou mais seguro em menos de 1 ano; mas, como?

Kait terá novo design
De qualquer forma, o Kicks Play vai receber nova frente, mais alta e imponente, com faróis em LED divididos em dois andares e grade bastante discreta. Capô, paralamas e outras peças também são inéditas. De lado, espere rodas redesenhadas, com mudanças também nos perfis de pneus, ao passo que retrovisores e maçanetas virão emprestados do bom e velho Kicks de primeira geração.

Na parte traseira, as linhas mais limpas e sérias predominam. Novas lanternas seguem interligadas por um aplique preto, e o novo parachoque, ainda alto, traz um estilo mais esportivo que o do atual Kicks Play. Curiosamente, vidro traseiro, e até aquele aplique que dá a sensação de teto flutuante (na coluna C), continuam no Kait. A cabine, apesar de também ter mudado, ainda não apareceu em flagras ou fotos vazadas.

Versões
De qualquer forma, flagras recentes, divulgados pelo site Autos Segredos, vem de encontro as especulações comentadas anteriormente. Segundo o site, ele será vendido em três versões, com nomes já conhecidos hoje: Sense na entrada, Advance como intermediária, e Exclusive no topo de linha. Hoje, vale lembrar o Kicks Play começa com a basicona Active, parando na Advance, que assume o posto de mais cara. Portanto, a gama do Kait será diferente.

Preços
Nos preços, porém, espere algo similar ao que vemos no Kicks Play atual. Isso significa que o Kait deverá começar abaixo dos R$ 120 mil, para conseguir benefícios de isenções de impostos para o público PCD (a Nissan é forte nesse mercado), e também combater as versões automáticas mais simples dos concorrentes. Já na configuração mais cara, deverá rondar os R$ 150 mil ou R$ 155 mil, também a faixa hoje ocupada pelos concorrentes mais completos. Ficará, então, abaixo do Novo Kicks.

Motorização
Outra informação divulgada pelo Autos Segredos, e que já era bastante esperada, é o uso da motorização do atual Kicks Play. Nada vai mudar no motor ou na transmissão, enquanto sistemas de direção, freios e suspensões apenas passarão por mudanças pontuais. Sim, sob o capô do Kait vai o bom e velho 1.6 16v HR16DE, com 111/113 cv de potência e torque ao redor dos 15 mkgf (gas/eta), associado a transmissão automática CVT. Versão manual? Pouco provável…

Também não espere revoluções nos números de desempenho ou consumo do Novo Kait frente aos do Kicks Play: 0 a 100 km/h em aproximadamente 12 segundos, e velocidade máxima fica na casa dos 175 km/h. Segundo o Inmetro, o Play é capaz de fazer 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números sobem para 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
Maior do segmento
Vantagem inegável do Kait será no tamanho e espaço interno. Maior que os rivais, vai rondar os 4,30 m de comprimento (os demais medem cerca de 4,10 m), com bom entre-eixos de 2,62. Seu porta-malas vai ter 432 litros, exatamente a mesma medida do atual Kicks Play, sem tirar nem pôr. Esses números, aliás, já foram divulgados pela Nissan de forma oficial, e seguem a cartilha do Kicks de primeira geração.
Equipamentos
No pacote de equipamentos, espere desde 6 airbags, multimídia com conexões sem fio, luzes diurnas em LED, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo e por aí vai. Nas mais caras, já trará bancos em couro, carregador de celular sem fio, instrumentação digital com boa tela, multimídia maior, rodas diamantadas, e até alguns assistentes de condução, como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.

Chega em breve
O Nissan Kait será apresentado muito em breve no mercado brasileiro, ainda na primeira quinzena de dezembro. O início das vendas e entregas, porém, deve ficar só para janeiro, depois das comemorações de final de ano. Ele será feito em Resende (RJ), hoje a única fábrica da marca japonesa em solo nacional.




