A Nissan não vai abandonar o projeto do Kicks de primeira geração tão cedo. Afinal, o Kait, próximo SUV pequeno da marca japonesa, será basicamente um Kicks Play com profunda reestilização. É uma solução não tão cara para combater modelos como Renault Kardian, VW Tera, Fiat Pulse ou o futuro Chevrolet Sonic, que cai bem, especialmente nesses tempos nublados do financeiro da Nissan mundial.  

+Avaliação: Nissan Kicks Play é compra racional. Mas e o preço?

+Renault Kardian ficou mais seguro em menos de 1 ano; mas, como?

Nissan Kait vazado – Foto: reprodução/Autos Segredos

Kait terá novo design

De qualquer forma, o Kicks Play vai receber nova frente, mais alta e imponente, com faróis em LED divididos em dois andares e grade bastante discreta. Capô, paralamas e outras peças também são inéditas. De lado, espere rodas redesenhadas, com mudanças também nos perfis de pneus, ao passo que retrovisores e maçanetas virão emprestados do bom e velho Kicks de primeira geração.  

Nissan Kait – Foto: divulgação

Na parte traseira, as linhas mais limpas e sérias predominam. Novas lanternas seguem interligadas por um aplique preto, e o novo parachoque, ainda alto, traz um estilo mais esportivo que o do atual Kicks Play. Curiosamente, vidro traseiro, e até aquele aplique que dá a sensação de teto flutuante (na coluna C), continuam no Kait. A cabine, apesar de também ter mudado, ainda não apareceu em flagras ou fotos vazadas.  

Nissan Kait
Nissan Kait – Foto: Divulgação

Versões

De qualquer forma, flagras recentes, divulgados pelo site Autos Segredos, vem de encontro as especulações comentadas anteriormente. Segundo o site, ele será vendido em três versões, com nomes já conhecidos hoje: Sense na entrada, Advance como intermediária, e Exclusive no topo de linha. Hoje, vale lembrar o Kicks Play começa com a basicona Active, parando na Advance, que assume o posto de mais cara. Portanto, a gama do Kait será diferente.  

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Quatro Rodas
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Quatro Rodas

Preços

Nos preços, porém, espere algo similar ao que vemos no Kicks Play atual. Isso significa que o Kait deverá começar abaixo dos R$ 120 mil, para conseguir benefícios de isenções de impostos para o público PCD (a Nissan é forte nesse mercado), e também combater as versões automáticas mais simples dos concorrentes. Já na configuração mais cara, deverá rondar os R$ 150 mil ou R$ 155 mil, também a faixa hoje ocupada pelos concorrentes mais completos. Ficará, então, abaixo do Novo Kicks.  

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Quatro Rodas
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Quatro Rodas

Motorização

Outra informação divulgada pelo Autos Segredos, e que já era bastante esperada, é o uso da motorização do atual Kicks Play. Nada vai mudar no motor ou na transmissão, enquanto sistemas de direção, freios e suspensões apenas passarão por mudanças pontuais. Sim, sob o capô do Kait vai o bom e velho 1.6 16v HR16DE, com 111/113 cv de potência e torque ao redor dos 15 mkgf (gas/eta), associado a transmissão automática CVT. Versão manual? Pouco provável… 

Nissan Kicks Play Advance Plus – Foto: Lucca Mendonça

Também não espere revoluções nos números de desempenho ou consumo do Novo Kait frente aos do Kicks Play: 0 a 100 km/h em aproximadamente 12 segundos, e velocidade máxima fica na casa dos 175 km/h. Segundo o Inmetro, o Play é capaz de fazer 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números sobem para 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.  

Maior do segmento

Vantagem inegável do Kait será no tamanho e espaço interno. Maior que os rivais, vai rondar os 4,30 m de comprimento (os demais medem cerca de 4,10 m), com bom entre-eixos de 2,62. Seu porta-malas vai ter 432 litros, exatamente a mesma medida do atual Kicks Play, sem tirar nem pôr. Esses números, aliás, já foram divulgados pela Nissan de forma oficial, e seguem a cartilha do Kicks de primeira geração.  

PreviousNext

Equipamentos

No pacote de equipamentos, espere desde 6 airbags, multimídia com conexões sem fio, luzes diurnas em LED, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo e por aí vai. Nas mais caras, já trará bancos em couro, carregador de celular sem fio, instrumentação digital com boa tela, multimídia maior, rodas diamantadas, e até alguns assistentes de condução, como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.  

Nissan Kicks Play Advance Plus – Foto: Lucca Mendonça

Chega em breve

O Nissan Kait será apresentado muito em breve no mercado brasileiro, ainda na primeira quinzena de dezembro. O início das vendas e entregas, porém, deve ficar só para janeiro, depois das comemorações de final de ano. Ele será feito em Resende (RJ), hoje a única fábrica da marca japonesa em solo nacional.