30/10/2025 - 15:00
Agora é oficial: o futuro SUV pequeno da Nissan vai se chamar Kait. Parece junção de nome de refrigerante de guaraná com chocolate wafer, mas, na realidade, vai ser o próximo batismo do Kicks Play, que passará por modificações profundas para seguir no mercado. Vale lembrar que, antes de ser Kicks Play, o modelo era chamado apenas de “Kicks”, então Kait seria seu terceiro nome em nove anos de estreia (2016).
+Avaliação: Nissan Kicks Play é compra racional. Mas e o preço?
+Nissan Kicks Play vs. Peugeot 2008: qual o melhor abaixo de R$ 150 mil?

Com o Kait, a Nissan vai matar dois coelhos com uma cajadada só, como diz o ditado: vai renovar seu modelo de entrada, que já pede atualizações, e ainda conseguirá se fortalecer na briga com VW Tera, Renault Kardian, Fiat Pulse e o futuro SUV pequeno derivado do Chevrolet Onix. E o Kicks Play, como conhecemos hoje, deve sair de linha.

Veja o que já sabemos sobre o Nissan Kait, próximo grande lançamento da marca para o mercado brasileiro:
Plataforma veterana
Batizada de “V”, essa plataforma do Kicks Play atual, que também atende ao Versa (primeira e segunda geração), e ao finado March, é a escolhida para o Kait. Essa base, por sua vez, estreou no mundo em 2010, e é considerada, oficialmente, uma evolução da plataforma “B”: é a Renault que serve ao Duster e Oroch, e também era utilizada por Sandero e Logan. Coisas da Aliança Renault-Nissan.

Motorização conhecida
Para não atrapalhar a vida do Novo Kicks, que usa só motor 1.0 turboflex, a Nissan vai manter no Kait a motorização do Kicks Play. Leia-se: o bom e velho 1.6 16v HR16DE e a transmissão automática CVT X-Tronic. Já aprovado para as leis de emissões modernas, esse propulsor 1.6 hoje entrega 111/113 cv de potência com torque na casa dos 15 mkgf. Não fica aquém de outros motores atuais: é inteiro em alumínio e conta com duplo comando variável, sem contar as quatro válvulas por cilindro. Deixa de lado apenas a superalimentação.

Tamanho de Kicks Play
Como trata-se, basicamente, de um Kicks Play rejuvenescido, o Kait deverá manter o tamanho do SUV no qual se baseia. Provavelmente com ligeiras mudanças de comprimento ou largura, por conta de novos parachoques ou retrovisores diferentes, só que a média é a mesma: o Play mede cerca de 4,30 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e tem 2,62 m de entre-eixos, com 432 litros de porta-malas. Com isso, o Kait poderá se tornar o maior dentre os rivais, inclusive no bagageiro.

Equipamentos
A gama de versões e a oferta de itens de série exata do Nissan Kait ainda é mistério. Porém, é sabido que ele deve emprestar algumas tecnologias já presentes no Kicks Play, e que o público dessa categoria de SUVs pede: 6 airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, rodas de até 17” diamantadas, bancos em couro, ar-condicionado digital automático, faróis em LED, sensor crepuscular, sensores de estacionamento, painel de instrumentos com boa tela digital e por aí vai. Pode haver um incremento nessa lista, especialmente com itens que o Play atual não oferece.

Porém, de qualquer forma, a Nissan não pode rechear muito o Kait, afinal de contas o Novo Kicks começa simples em R$ 165 mil (ou R$ 150 mil em promoção, dependendo). Caso o novo modelo venha muito completão, ele pode atrapalhar a vida do irmão mais jovem. Por isso, não espere uma estratégia muito diferente dessa aplicada no Kicks Play atual.
Faixa de preços
Mais uma vez, a Nissan não tem muito para onde correr: não pode encarecer muito o Kait, para que ele não incomode o Novo Kicks. Por isso, é esperado que ele comece na faixa dos R$ 120 mil, não muito distante do valor inicial do Kicks Play atual, não indo muito além dos R$ 150 mil na opção mais completa. Os rivais de categoria brigam, também, com cifras parecidas com essas.

Quando chega?
Segundo apuração da Revista AutoEsporte, o Nissan Kait será apresentado em dezembro, nas últimas semanas do ano. As vendas, porém, só serão iniciadas em 2026, possivelmente nas primeiras semanas de janeiro, assim que o período de festas passar.
